InPar divulga balanço de unidades entregues


InPar divulga balanço de unidades entregues

Em 2009, a incorporadora e construtora  entregou 10 empreendimentos e  1.206 unidades

 
A incorporadora e construtora InPar ultrapassou a marca de 15 mil unidades entregues, com mais de 3 milhões de metros quadrados de área construída. No ano passado, foram entregues 1.206 unidades divididas em 10 empreendimentos nos Estados de SP, ES, RS e MA.

Na cidade de São Paulo, a construtora entregou em 2009 o ViVer Mooca e o Viver Morumbi e seu primeiro empreendimento médico-hospitalar, O Prime Medical Center, no bairro do Itaim Bibi. No interior paulista, em Marília, foram entregues o ViVer Bosque e o Viver Aquarius. No ES, foram três empreendimentos:  o Reserva dos Jatobás e o Reserva dos Manacás, em Vitória, e o ViVer Horto da Serra, em Serra. Em São Luiz (MA), a InPar entregou o Condomínio Rio Claro Village. Já no Rio Grande do Sul, a Cia entregou o Esporte & Vida Gravataí na cidade que leva o mesmo nome.

Histórico de empreendimentos entregues 
Dentre os empreendimentos entregues pela InPar, alguns foram responsáveis por criar tendência no setor imobiliário, como foi o caso do lançamento, em 1994, do primeiro projeto de vilas residenciais de alto padrão em São Paulo, o Les Mans.

Em 1995, a incorporadora também foi pioneira ao lançar o conceito Sports Garden, que consiste em oferecer apartamentos de médio / alto padrão com uma completa infraestrutura de lazer antes comum apenas aos clubes. A idéia não era simplesmente ter uma piscina comum, mas diferentes opções de lazer para que os moradores pudessem ter espaços planejados especialmente para a prática de esportes, convivência e lazer. A empresa já entregou empreendimentos Sports Garden, por exemplo, nos bairros da Vila Mariana, Pinheiros, Tatuapé, Alto da Lapa, Lapa, Aclimação e Ipiranga, em São Paulo e também na cidade de São Luis, no Estado do Maranhão.

Em 1999 a InPar lança sua linha de projetos voltados para o segmento econômico: Projeto Viver. Um conceito realmente inovador que tem como principal objetivo oferecer apartamentos inteligentes com ampla estrutura de lazer dentro da melhor relação custo x benefício. Este projeto, com seu pioneirismo, fez com que milhares de famílias tivessem acesso ao seu primeiro imóvel, oferecendo o que antes só era encontrado nos empreendimentos de médio ou alto padrão: áreas de lazer. Seu primeiro lançamento neste segmento foi o Projeto ViVer no Tatuapé, com suas 28 torres, ampla área de lazer e Centro Comercial em um terreno de 63 mil m². Hoje a Viver se transformou em uma empresa do Grupo InPar especialmente voltada para este segmento e já entregou empreendimentos nos bairros paulistanos do Belém, Morumbi, Mooca e Jardim Marajoara, e também no Estado do Espírito Santo. Vale ressaltar que hoje a Cia também conta com empreendimentos da Viver nos estados do RS, PR e PA, sendo que este último foi a primeira empresa a ter o projeto adequado as exigências do Projeto Minha Casa, Minha Vida da região norte do país.

Em projetos onde a idéia é conviver com a natureza, a InPar também tem experiência. No Espírito Santo, por exemplo, a incorporadora entregou os edifícios da Chácara Von Schilgen, construídos em uma área de 71 mil m² de vegetação nativa da Mata Atlântica. São quatro empreendimentos totalmente independentes, cada um com sua área de lazer exclusiva e apartamentos de 178 a 402 m² de área privativa. Os moradores do Condomínio Rio Claro Village, em São Luis (MA), por exemplo, também vivem cercados de verde e estão perto de importantes praias da região.  Seu mais recente lançamento na cidade de São Paulo, ofereceu ao mercado uma área de 93 mil m² sendo que destes, 26 mil m² são de área verde preservada – isso a apenas 10 minutos da Av. Faria Lima. O resultado deste lançamento não poderia ser outro: sucesso de vendas.

E para os clientes que querem tecnologia, a InPar também tem opções. No Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, por exemplo, a incorporadora já entregou o Riserva Uno, um condomínio de luxo de arquitetura Neoclássica com apartamentos de quatro e cinco suítes com áreas privativas de 288 a 555 m². O Riserva Uno foi o primeiro digital-home do Rio de Janeiro, com banheira inteligente, smart shower, space Wireless e muito mais. 
 
A InPar é uma das maiores empresas de construção e incorporação do mercado imobiliário brasileiro. Fundada em 1991, está presente em todas as regiões do País. A empresa participa de todas as fases da incorporação imobiliária, incluindo a aquisição do terreno, o desenvolvimento do projeto, a realização das obras, as vendas das Unidades e o atendimento aos clientes. A InPar tem projetos nos segmentos residencial, comercial, turismo e loteamento, com opções que vão desde imóveis econômicos até alto padrão, e tamanhos que variam de 50 m² até mais de 700m².
 
Os consumidores e o setor imobiliário reconhecem a InPar como uma das melhores incorporadoras e construtoras do país. A empresa já venceu mais de 25 prêmios, entre eles o Folha de Qualidade Imobiliária, o Master Imobiliário e o Top Imobiliário, este último conferido pelo jornal O Estado de S. Paulo e a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônios). Desde 2007, a empresa negocia ações na Bolsa de Valores, e está incluída no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas de governança corporativa.
 
No segmento residencial, a InPar atende a clientes de todas as classes sociais: padrão econômico, médio, médio-alto, alto e altíssimo padrão. No segmento comercial, a companhia atua pontualmente em linhas variadas de produtos, como salas comerciais, lajes corporativas, centros comerciais (shoppings centers), prédios médicos, empreendimentos de uso misto e build-to-suit (prédios comerciais e galpões industriais). No de turismo, a InPar conta com as mais diversas linhas de produtos, como hotéis (de duas a cinco estrelas), flats e resorts. Já em loteamentos, a InPar participa da realização de empreendimentos que atendem às mais diversas demandas.

Desde 2007, a empresa negocia ações na Bolsa de Valores, e está incluída no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas de governança corporativa.
 
O ano de 2008: entrada da Paladin Realty no negócio
Em 2008, a InPar passou a ser controlada pelo Paladin Realty Partners, um dos principais investidores de private equity no setor imobiliário do Brasil e de outros países da América Latina, que atua há mais de uma década com investimentos de mais de US$ 3 bilhões em mais de 65 projetos em diferentes países. 
 
O ano de 2009: reestruturação e melhoria dos indicadores
Em 2009, a InPar passou por uma ampla reestruturação organizacional com o objetivo de rever e melhorar os processos internos, com a adoção de práticas e procedimentos que permitam a continuidade do crescimento da empresa. Uma de suas decisões estratégicas foi a desativação de sua filial na cidade do Rio de Janeiro, concentrando toda a sua operação na sede da Cia em São Paulo.

A reestruturação organizacional e a estratégia de focar os esforços na venda de unidades em estoque com reprogramação de lançamentos levou a InPar a registrar, no segundo semestre de 2009, a melhoria de seus indicadores.

No terceiro trimestre de 2009, por exemplo, foi registrado um lucro líquido de R$ 33,8 milhões, revertendo a trajetória de prejuízo que teve como causa a crise do mercado imobiliário. As vendas contratadas no 3T09 foram 7% maiores que no 2T09 e o estoque caiu cerca de 4,6% no período
 
Apesar de ter reprogramado seus lançamentos, a InPar investiu nos casos de empreendimentos com demanda garantida. O Gran Paradiso, em Belo Horizonte, por exemplo, foi lançado em 2009 e completamente vendido em 4 dias.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional