Imóvel na planta: vantagens e precauções na hora da compra


Imóvel na planta: vantagens e precauções na hora da compra

Para aqueles que podem esperar pela finalização da obra, adquirir apartamento na planta é uma opção bastante vantajosa: pode representar uma economia de 20% a 30% em relação ao valor de imóveis prontos. Além disso, até a entrega das chaves, o imóvel tende a valorizar-se, em alguns casos, até 50%.

Nessa modalidade de compra, muitas vezes, é possível alterar a configuração de alguns espaços na planta, moldando o apartamento de acordo com as necessidades específicas de cada comprador. São inúmeras as vantagens, o importante é tomar algumas precauções para não enfrentar problemas posteriores. Confira abaixo algumas dicas:

Leve em consideração as necessidades e realidade financeira da família
Faça uma análise sobre o valor da prestação do imóvel, incluindo o índice de reajuste e juros cobrados nos casos de financiamento a prazo, para ter certeza de que a família poderá assumir esse compromisso. Vale lembrar que em geral de 25% a 33% da renda familiar pode ser comprometida em um financiamento, porcentual que varia conforme o agente financeiro.

Pesquise sobre o histórico da construtora/incorporadora
Antes de adquirir o imóvel, procure saber sobre a reputação da incorporadora ou construtora no mercado. Além disso, verifique a qualidade de construção de outros empreendimentos da empresa, visite prédios já construídos e entregues.

Consulte o Registro de Incorporação no Cartório de Imóveis
A lei 4591, de 1964, determina que, antes de iniciar qualquer negociação imobiliária, as incorporadoras devem registrar no cartório de imóveis um conjunto de documentos que relatam minuciosamente o projeto do empreendimento aprovado pela prefeitura, a área total do imóvel e a descrição do acabamento e material utilizado na construção. Ou seja, o registro garante que o projeto está em conformidade com as exigências legais, além disso, assegura a propriedade do terreno. Uma boa providência é verificar no cartório o memorial descritivo da construção e conferir a informação registrada com as divulgados pela incorporadora.

Examine a maquete e as perspectivas artísticas
Quando visitar o estande do imóvel observe minuciosamente a maquete: ela é a materialização do empreendimento em proporções menores. Dessa forma, você poderá ter uma ideia sobre a disposição e composição dos espaços. O mesmo vale para as perspectivas artísticas que são ilustrações das áreas comuns e privativas.

Guarde todos os papéis e documentos entregues pela construtora
Todos os materiais entregues durante a compra não devem ser descartados, eles servem como base para verificar o cumprimento do estabelecido durante a venda.

Esteja atento à política de juros
Durante a construção não é permitida a cobrança de juros, prática considerada irregular pela portaria de 2001 emitida pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, já que o comprador não está utilizando o imóvel, além do que, ao quitar as parcelas, fornece capital para a obra.

Leia o contrato
Para aquisição de qualquer tipo de imóvel é fundamental ficar atento ao contrato ou compromisso de compra e venda. Leia-o atentamente. Examine a proposta; na dúvida, solicite esclarecimentos ao vendedor e busque orientação de um advogado especializado na área imobiliária.

Fonte: Tibério Construções e Incorporações

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional