
Dispor de uma casa de férias para passar as temporadas de verão deixou de ser um sonho e, inclusive, ganhou status. Neste sentido, o Brasil não tem oferecido as melhores ofertas para tal investimento, em função da valorização do metro quadrado nas principais capitais. No entanto, os brasileiros, de olho nas melhores oportunidades para fazer valer a valorização de sua moeda, decidiram apostar suas fichas na ensolarada Miami, templo do turismo e do lazer na Flórida (EUA).
A desvalorização imobiliária vivenciada pelos americanos, diante da crise de 2008, fez com que os imóveis ficassem entre 30% e 40% mais baratos do que as ofertas no Brasil. Hoje, o valor do metro quadrado de um imóvel – pé na areia - na Flórida, fica em média, em R$ 3,5 mil enquanto no Brasil, o mesmo imóvel custa na faixa de R$ 6,5 mil, o metro quadrado.
Há oito anos, a corretora de imóveis Anamaria Velasquez vem se especializando no mercado imobiliário de luxo dos Estados Unidos. Fundadora e diretora da Nexxos Realty, imobiliária sediada em Miami, a empresária reside em Miami desde 2003, onde acompanha a dinâmica do segmento. Com uma sólida carteira de clientes na América do Sul, a Nexxos Realty agora aposta no approach com os brasileiros para potencializar um mercado já aquecido. “Acompanhamos a valorização do mercado imobiliário no Brasil e sabemos que, diante da valorização da moeda nacional, os brasileiros têm condições de fazer ótimos investimentos em Miami”, afirma.
Apesar desse movimento de investir fora, atualmente, não ser considerada uma novidade, a investida das imobiliárias americanas no Brasil, começa a chamar a atenção de quem está de olho nas oportunidades. “O brasileiro está com dinheiro e nossa oferta de imóveis de luxo é bastante atrativa. Entendemos que a crise que derrubou os preços é provisória, por isso apostamos na valorização do dólar que irá representar ganho para quem comprou”, explica Anamaria.
Segundo dados da Florida Realtors, associação que reúne os corretores de imóveis do Estado, os brasileiros representam mais de 8% dos compradores internacionais na Florida. Neste cenário, 47% dos brasileiros adquirem imóveis para passar férias. “Acredito que os curitibanos demonstram forte potencial de compra”, avalia a empresária.
De acordo com Carolina Cerquera, executiva de marketing da Nexxos Realty e sócia de Anamaria para negócios realizados no Brasil, Curitiba é uma capital com perfil interessante e que, cada vez mais aposta no luxo como estilo de vida. “Já morei em quatro países, entre eles o Brasil, onde escolhi Curitiba para residir durante cinco anos. Foi um tempo estratégico para assegurar nosso conhecimento sobre o mercado local”, sugere.
Anamaria aposta na realização de um evento direcionado para prospects e formadores de opinião em Curitiba, como uma oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre esse tipo de investimento, assim como para validar a Nexxos como um player internacional. “A forma mais segura de realizar esse tipo de investimento é contar com um agente experiente no mercado local. Estamos à disposição para receber nossos futuros clientes em Miami e orientá-los sobre a melhor forma de fazer negócios fora do país”, finaliza a empresária. Além de fazer o levantamento de todos os custos envolvidos para que o cliente encontre a propriedade mais adequada aos seus anseios e necessidades, a consultoria da Nexxos Realty prevê a sugestão de parceiros na área jurídica e de financiamento.
Comentários