Fundos imobiliários superam compra e venda de imóveis como forma de investimento - por Gabriela Pereira


Fundos imobiliários superam compra e venda de imóveis como forma de investimento - por Gabriela Pereira

Com o famoso “boom imobiliário” muitas pessoas têm procurado obter cada vez mais, imóveis como forma de investimentos, de forma a aplicar os seus recursos, seja com o intuito de alugar o imóvel depois de construído ou vender por um preço superior ao que adquiriu.

Verdade é que nem sempre essas opções são as mais rentáveis, uma vez que a manutenção de um imóvel exige um alto custo, possibilidade de inadimplência dos locatários e a revenda, além de ser burocrática e demorada, possui baixa liquidez.

Foi na década de 80 que surgiu em Portugal a modalidade de investimento que tem “feito a cabeça” dos investidores: os fundos imobiliários. Investimento mais seguro, mais rápido, mais rentável e isento de tributação.Trata-se de investimento lastreado em imóveis com rendimentos provenientes de aluguéis e lucros de determinado imóvel, como, por exemplo, shoppings centers.

Quem investe em fundos imobiliários tem isenção tributária, entretanto quem recebe a renda do aluguel de um imóvel sobre o valor recebido irá incidir imposto de renda.

O investimento inicial para aquisição da cota de um fundo custa em média R$ 1.000,00 (um mil reais), enquanto para adquirir um imóvel é necessário ter em média R$ 70.000,00 (setenta mil reais), dependendo da localização e da estrutura do imóvel.

O risco de inadimplência é muito menor nos fundos de investimento e não prejudica diretamente os proprietários das cotas. Diferente são os cuidados de que deve se cercar o comprador de um imóvel, com a ideia de alugá-lo para obter renda.

Outra vantagem é que na compra e venda de um fundo a negociação é feita pela BOVESPA, da mesma forma que é realizada a compra ou venda de ações, ou seja, com um clique, dispensando as exigências da compra e venda de imóveis como intermediação de um corretor, certidões, impostos.

Na aquisição de um imóvel para ter como renda seu aluguel, em razão de seu alto custo, o proprietário fica à mercê somente do pagamento mensal daquele aluguel. Se a renda decorre de um fundo imobiliário haverá diversificação de fundos em razão do seu baixo custo. O investidor poderá adquirir diversos fundos de imóveis distintos, usufruindo de diversas rendas.

A maior vantagem ao investir em um fundo imobiliário são as distribuições mensais, pois ao adquirir uma cota o repasse do lucro da cota parte é pago, mensalmente, através de uma transferência para a conta corrente do proprietário.

Conclusão
A novidade dos fundos imobiliários trouxe a oportunidade dos investidores diminuírem os riscos, custos com a administração e manutenção do imóvel alugado, além de aumentarem a rentabilidade.
*Gabriela Pereira é advogada membro do Grupo de Negócios – Construção do MBAf Consultores e Advogados.  Pós graduanda em Direito Imobilário pela Universidade Salvador (UNIFACS). – gabriela@mbaf.com.br

Comentários

  1. Fundos Imobiliários são uma excelente opção para quem quer investir em imóveis sem o alto custo. Além do fato dos rendimentos serem isentos de imposto de renda. No blog http://www.rendimentofundoimobiliario.blogspot.com, fazemos acompanhamento mensal dos rendimentos de cada fundo negociado na BOvespa, para auxiliar na tomada de decisão.


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional