A aquisição da casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para não cair em armadilhas. Hoje (17/05), o Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Feirão da Caixa da Casa Própria, com a possibilidade de financiamento de imóveis prontos e em construção. O evento ocorre até domingo (19) no Riocentro, na zona oeste. Este ano, o Feirão terá ofertas de 42 imobiliárias e 45 construtoras. Os imóveis têm preço médio de R$ 270 mil. Dentre eles, 10.800 são do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo o advogado especialista em Direito Imobiliário do escritório Law & Liberatore Advogados, Alexandre Gomes D'Abreu, o primeiro passo deve ser o requerimento da matrícula atualizada do imóvel. “Nesse documento consta todo o histórico e quem é o atual proprietário, que não é necessariamente a empresa construtora. Consta ainda se o imóvel foi dado em garantia em alguma transação, e se há alguma pendência judicial”, orienta.
A pesquisa sobre a idoneidade da construtora, principalmente se há processos judiciais contra ela, também é outro ponto importante. “É comum a construtora financiar a obra e oferecer o próprio imóvel em garantia. Caso a construtora se torne inadimplente, o Banco executará a dívida, que recairá inclusive sobre os apartamentos, mesmo depois de construídos”, afirma o advogado.
Alexandre Gomes D'Abreu ressalta a atenção para a forma de pagamento, os juros que serão cobrados, os reajustes, o tipo de amortização e os prazos para a construção. “Ainda no contrato, importante saber se o acabamento do apartamento será por conta da construtora ou por conta do adquirente. Caso seja da construtora, deve-se saber qual a qualidade do material que será usado. É importante saber que todas as cláusulas podem ser discutidas ou revistas”, diz.
Feirão de imóveis traz oportunidade da casa própria, mas alguns cuidados são necessários
Publicado em 17 de Maio de 2013
Comentários