Entra no ar o portal de inovação aberta da Tecnisa


Entra no ar o portal de inovação aberta da Tecnisa

Já reconhecida por seu pioneirismo em ações de vendas e comunicação online, a Tecnisa inova mais uma vez e coloca no ar o Portal Tecnisa Ideias (http://www.tecnisadeias.com.br/). Com esta novidade, a construtora busca criar um novo canal aberto para centralizar sugestões e colaborações de consumidores, captando assim boas ideias dos internautas. A intenção da Tecnisa é que as contribuições dos consumidores online ajudem a empresa a responder com maior assertividade e velocidade às necessidades de seus consumidores, se antecipando às tendências do mercado imobiliário.

“Como o consumidor atual gosta de colaborar, criamos um espaço aberto e organizado na web para receber as suas manifestações e usá-las a favor da inovação e de melhores produtos e serviços para a Tecnisa. Afinal, vivemos uma época onde precisamos inovar em massa, pois somente produzir em massa não é mais suficiente”, esclarece Romeo Busarello, diretor de Internet da Tecnisa.  

O portal se inspira no conceito de inovação aberta (open innovation), ainda pouco abordado pelo mercado, mas que já conta com iniciativas de sucesso aplicadas por empresas multinacionais na Europa e Estados Unidos. Para desenvolver este projeto, a Tecnisa partiu da análise do novo perfil do consumidor que, estimulado pelas facilidades promovidas pelos meios digitais nos últimos anos, consome como quer e onde quer e gosta de ser ouvido. “Para atender este novo consumidor, as empresas precisam apostar em estratégias que incluem disponibilizar múltiplos canais de contato, sejam eles físicos ou virtuais, em diferentes plataformas, e explorar o conceito de encontrabilidade na web, ou seja, é preciso estar acessível e fácil de ser encontrado onde quer que esteja o consumidor no universo virtual”, esclarece Busarello. 

A iniciativa não quer ser só um espaço para captar ideias. A Tecnisa acredita que as colaborações dos internautas poderão tornar-se uma interessante ferramenta de pesquisa que permitirá a identificação de tendências. Se, por exemplo, várias contribuições estiverem ligadas ao bem-estar, a Tecnisa poderá entender que esta é uma aspiração dos consumidores e que merece mais atenção, podendo influenciar futuros projetos. 

A história da Tecnisa utilizando técnicas de crowdsourcing - modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet - para envolver seus consumidores no desenvolvimento de novos produtos e serviços ganhou força após uma ação bem sucedida realizada em abril de 2009 nas redes sociais, com usuários do Orkut. Na época, a Tecnisa entrou em contato com comunidades ligadas à gerontologia e lançou um desafio, solicitando ideias possíveis de serem aplicadas em empreendimentos projetados para incluir pessoas da terceira idade ou com restrições de movimentos, que normalmente não podem usufruir com plenitude das áreas comuns dos condomínios e de determinados espaços de sua própria residência. Para as melhores sugestões, a Tecnisa pagou R$1.500,00. “Em dois meses, recebemos 220 sugestões. Selecionamos as três melhores, que poderão ser aplicadas em futuros lançamentos. Foi um excelente resultado que demonstra que o sistema de inovação aberta funciona”, afirma Busarello. 

No início de 2010, os resultados da participação no site Battle Of Concepts, portal que propõe desafios de empresas a universitários e jovens profissionais, também serviu para reafirmar à construtora que investir em seu próprio site de incentivo à inovação seria uma evolução natural. “Com o Tecnisa Ideias queremos potencializar a característica colaborativa dos consumidores. Entendemos que vivemos em um mundo plano, onde todos podem comprar, colaborar e criticar seus produtos, onde quer que estejam. Com este portal, oferecemos ao consumidor um espaço democrático para ouvi-lo”, reforça Busarello.

No Portal Tecnisa Ideias, os internautas terão a oportunidade de enviar ideias, que receberão comentários dos usuários e serão também votadas pelos mesmos. Também haverá a possibilidade de os internautas enviarem perguntas que serão respondidas pela Tecnisa e por outros membros da comunidade. Além disso, o projeto prevê em sua segunda etapa a promoção de desafios para resolução de problemas específicos indicados pela empresa. Estes desafios terão regulamentos específicos e recompensas financeiras.

A nova plataforma pode ser acessada por meio do endereço www.tecnisaideias.com.br

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional