Empresas do mercado imobiliário se destacam no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2010


Empresas do mercado imobiliário se destacam no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2010Estudo é da consultoria Interbrand. Itaú e Bradesco são os lideres do ranking de 2010, que refletiu as mudanças ocorridas nos últimos 2 anos, após a crise mundial.

A Interbrand, líder mundial há mais de 30 anos em consultoria, estratégia e estudos de marcas, e pioneira no desenvolvimento do método de avaliação de marcas, lança agora o Ranking Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2010. Com a experiência de avaliação de mais de 5 mil marcas no mundo, a empresa é considerada uma referencia mundial.

Nesse ano o ranking analisou marcas de empresas brasileiras, de acordo com os critérios que compõem a metodologia: ser originária do Brasil, ter capital aberto, publicar informação financeira que identifica a receita individual da marca, gerar EVA positiva, ter um papel na decisão de compra e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Essa avaliação foi realizada com a utilização de informações financeiras publicadas em 2010, referente ao ano fiscal de 2009, e com o conhecimento acumulado dos mais de 5 mil projetos de avaliação de marcas realizadas no mundo. O método avalia as marcas, assim como os analistas financeiros avaliam qualquer outro ativo: com base na previsão de receita que os ativos serão capazes de gerar ao longo do tempo.

No ranking de 2010, o Itaú apresenta o maior valor de marca, R$ 20.651 milhões, com grande vantagem sobre o segundo colocado, o Bradesco com R$ 12.381 milhões. Em terceiro lugar, vem a Petrobras, que tem sua marca avaliada em R$ 10.805 milhões. O Banco do Brasil, com valor de R$ 10.497 milhões, está na quarta colocação e vem reafirmar a força das marcas do setor financeiro, que ocupam vários postos no topo do ranking brasileiro.

Este destaque para os bancos se deve à solidez, bom desempenho financeiro e confiança conquistada pelas marcas junto ao consumidor brasileiro. Há também o reconhecimento e a percepção positiva gerada no cenário internacional, o que atrai investimentos estrangeiros para a nossa economia. Ainda entre as cinco maiores marcas está a Skol em quinto lugar, com valor de R$ 6.593 milhões.

Destaque este ano também para empresas do segmento imobiliário. Entre as 25 marcas mais valiosas, figuram na lista Cyrela, Gafisa e Lopes.

Soluções de marketing e relacionamento para construtoras e imobiliáriasEmbora no Brasil a crise tenha sido, de maneira geral, mais branda do que na maioria dos mercados internacionais maduros, ela afetou alguns setores da nossa economia de forma bastante pronunciada– em especial aqueles que dependiam mais intrinsecamente da saúde financeira, do apetite e do crescimento da economia externa. Esse foi o caso da Vale, Gerdau e Usiminas, que apareciam no último ranking realizado pela Interbrand para as marcas mais valiosas da América Latina.

De acordo com Alejandro Pinedo, Diretor Geral da Interbrand Brasil, “Independente do estágio de maturação e da visibilidade com relação ao panorama global, muitas das marcas brasileiras apresentam valores significativos. As cinco primeiras colocadas deste ranking poderiam figurar entre as cem marcas mais valiosas do mundo, listadas anualmente em nosso Best Global Brands. Falta-lhes apenas maior visibilidade, reconhecimento e presença internacional para serem verdadeiramente globais. Tudo isso é, certamente, apenas uma questão de tempo” completa.

A metodologia da avaliação de marcas da Interbrand foi desenvolvida pela empresa junto com a London Business School em 1988, e desde então a Interbrand tem trabalhado em projetos de avaliação de mais de 5 mil marcas. O método Interbrand é uma referencia no mercado internacional e tem sido usado pelo US Internal Revenue Service, autoridades em impostos de vários países, pela Comissão de Monopólio e Fusões da Grã- Bretanha, pelo Comitê Anti-truste europeu, tribunais de diversos países como EUA, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Hong Kong, além de ser usado por consultorias e empresas de auditoria.

Ranking Interbrand das Marcas Brasileiras mais Valiosas 2010
(valores em milhões de reais):


1. Itaú: R$ 20.651
2. Bradesco: R$ 12.381
3. Petrobras: R$ 10.805
4. Banco do Brasil: R$ 10.497
5. Skol: R$ 6.593
6. Natura: R$ 4.652
7. Brahma: R$ 3.607
8. Antarctica: R$ 1.753
9. Vivo: R$ 1.468
10. Renner: R$ 780
11. Embratel: R$ 730
12. Banrisul: R$ 645
13. Lojas Americanas: R$ 601
14. Cyrela: R$ 545
15. Oi: R$ 472
16. Braskem: R$ 449
17. TAM: R$ 347
18. NET: R$ 294
19. Marisa: R$ 196
20. Hering: R$ 144
21. Gafisa: R$ 129
22. Havaianas: R$ 113
23. Gol: R$ 108
24. Positivo: R$ 103
25. Lopes: R$ 87

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional