
O ranking das 20 maiores da construção pesada soma mais de R$ 44 bilhões de faturamento e traz dez empresas de São Paulo, seis de Minas Gerais e quatro do Rio de Janeiro na ponta da tabela.
O estudo da revista O Empreiteiro, que sairá em banca com a data de julho, comprova que o País vem sustentando o ciclo de crescimento que se acelerou a partir dos últimos seis anos. Os números apurados das construtoras revelam que a trajetória ascendente prosseguiu em 2010, impulsionada pela aceleração das obras de infraestrutura dos governos federal e estaduais .
O crescimento das construtoras aponta que a expansão da receita bruta do setor está em torno de 160% nos últimos cinco anos, multiplicando-se uma vez e meia.
Um total de R$ 76 bilhões foi o faturamento bruto somado das 100 maiores construtoras, 20 de montagem industrial, 40 projetistas e gerenciadoras, e 30 de serviços especiais engenharia – uma amostragem representativa das empresas mais competitivas de cada segmento.
A pesquisa é realizada há 41 anos pela revista O Empreiteiro por meio de questionários enviados a mais de 2.500 empresas do País, e conta com a participação de entidades de classe nos estados. O faturamento bruto no ano de 2010, apurado em balanço contábil de janeiro a dezembro do exercício, serve de parâmetro de classificação nos quatro segmentos de atividades.
* Veja também: Ranking das maiores construtoras do Brasil – Quem é quem na construção brasileira
Comentários