---- É possível construir habitações populares sustentáveis | Portal VGV

É possível construir habitações populares sustentáveis


Debate promovido pela Basf, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, apresentará iniciativas como o IPTU Verde, adotado em Guarulhos (SP), e o Selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal


Mostrar que as moradias destinadas às famílias das classes C e D podem ser ambientalmente adequadas é a finalidade da palestra “Edifícios sustentáveis para habitação popular”, que ocorre nessa quinta-feira (31/10), das 19h30 às 22h, na CasaE. Para discutir o tema, estão previstas a presença do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, e de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades.


A iniciativa integra o ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”, promovido pela Basf, companhia líder mundial na área química, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo é discutir, junto aos profissionais da área, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.


Um programa que será apresentado na palestra é o IPTU Verde, implantado no município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A proposta consiste em um desconto de até 20% no tributo para o contribuinte. Para garantir esse benefício, é preciso adotar, ao menos, duas medidas ambientais como, por exemplo, sistema de captação d´água de chuva, de reuso d´água, de utilização de energia eólica ou de aquecimento elétrico solar, construções com materiais sustentáveis, utilização de energia passiva, instalação de telhado verde e separação de resíduos sólidos.


CERTIFICADO – A Caixa Econômica Federal dispõe do primeiro sistema de classificação de sustentabilidade de projetos voltado à realidade da construção habitacional brasileira. Trata-se do Selo Casa Azul, que visa reconhecer e incentivar propostas que contribuam para a redução de impactos ambientais, a partir de uma listagem rigorosa de 53 critérios, que envolvem questões como eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais.


A palestra “Edifícios sustentáveis para habitação popular” integra uma série de dez debates temáticos, que vão contar com transmissão direta pelo portal da Câmara Municipal (www.camara.sp.gov.br). Quem quiser participar do evento, que é aberto ao público, deve fazer inscrição antecipada pelo e-mail erhardt@mnr.adv.br, já que as vagas são limitadas. Ao final do ciclo, a intenção é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações.


“Queremos, dessa forma, interferir de uma maneira bem propositiva nessas propostas importantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e que irão passar, em breve, por análise dos vereadores”, afirma a advogada Tatiana Erhardt, curadora responsável pelo evento. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.


As palestras estão sendo realizadas na CasaE, primeira construção de eficiência energética da Basf no Brasil. O espaço foi desenvolvido e montado pela empresa com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. A CasaE fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, Campo Belo.


 


Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional