Dilma Roussef e José Serra prestigiaram abertura da Semana Imobiliária em São Paulo


Dilma Roussef e José Serra prestigiaram abertura da Semana Imobiliária em São Paulo

Ministra da Casa Civil, governador de São Paulo e outras autoridades estiveram no Parque Anhembi, onde foram realizadas as duas cerimônias

"Feliz é o país que tem pessoas que se dispõem a planejá-lo em conjunto", afirmou o presidente do Secovi-SP João Crestana, durante a abertura oficial das iniciativas que integram a Semana Imobiliária e aconteceram simultaneamente, de 24 a 28/09, no Parque Anhembi.

A solenidade, realizada no Pavilhão de Exposições, contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e do governador de São Paulo, José Serra, dentre outras autoridades federais, estaduais e municipais, presidentes de instituições financeiras, representantes de entidades, empresários do setor e demais convidados.

Dilma chegou cedo, às 10h s, e, juntamente com o prefeito Gilberto Kassab participou do evento de posse da nova Diretoria do Secovi-SP (Sindicato da Habitação),liderada por João Crestana. Um pouco mais tarde, para o segundo evento oficial do dia, a abertura da Semana Imobiliária, às 12h30, o governador de São Paulo, juntou-se à comitiva oficial.

Crestana lembrou que, após um ano de crise, a realização de mais um Salão Imobiliário mostra que o setor está reaquecendo e o consumidor se mostra confiante no mercado e no produto imobiliário. "Temos grande oferta de imóveis e presença de Bancos aptos a oferecer esclarecimentos sobre financiamentos", disse, destacando também a importância da integração, na Semana Imobiliária, da Expo Síndico Secovi Condomínios e do Enacon, oferecendo produtos, serviços e conhecimento para síndicos e administradoras.

O presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo de Vera, agradeceu a confiança do Secovi-SP que, 5 anos atrás, propôs a parceria para organizar evento nos moldes do Salão Imobiliário de Madri e que resultou no Sisp. Também falou da importância da integração de todos os eventos em um só local.

Depois de breve pronunciamento do diretor da Fiaflora - iniciativa realizada paralelamente no Anhembi -, aconteceu a assinatura de acordo comercial entre o Bradesco e o Secovi-SP (veja matéria sobre o assunto).

Dia especial
A ministra Dilma Roussef iniciou seu pronunciamento dizendo tratar-se de um "dia especial" para todos que participaram da cerimônia de posse de João Crestana. "Depois de ouvi-lo, temos a consciência da força e do poder que se abrem para o mercado imobiliário no Brasil. O presidente fez importante apresentação da economia no País e dos compromissos do setor da construção civil", disse.

Segundo ela, as famílias melhoraram, já têm acesso a bens de consumo e a perspectiva é de crescimento exponencial do Brasil, com grande demanda pela casa própria, elemento essencial para construção da cidadania. Observou ainda que o setor financeiro privado tem papel fundamental a cumprir, no sentido de ampliar o crédito à construção civil.

E concluiu afirmando que a diversificação de eventos iniciados na ocasião "é a síntese de todo o potencial e da realidade que estamos vivendo".

"O Secovi é uma entidade que defende interesses que coincidem com os da sociedade", afirmou o governador José Serra, citando três pontos que considera fundamental nesse sentido: a moradia como direito universal, a preocupação com a habitação e a construção civil como motor da economia (principalmente no que diz respeito à geração de emprego e renda).

Serra disse que a moradia também é uma preocupação do governo estadual, cujo foco são famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. Os programas incluem urbanização e moradias com qualidade não só na construção como no acabamento - algumas até com energia solar. "Moradia tem de estar atrelada à urbanização e ao meio ambiente", defendeu.

Falou ainda sobre algumas medidas destinadas à desburocratização e agilização de processos, informando o empenho na redução de prazos de aprovação de projetos no Graprohab - Grupo de Análise de Aprovação de Projetos Habitacionais; a parceria para identificar terrenos destinados a receber projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida; e a parceria com cartórios que prevê a redução em até 62,5% para registros de Habitação de interesse social - com a meta de regularização de 750 mil moradias.

"Encerrando, gostaria de cumprimentar os governos federal e municipal pelas medidas em prol da construção civil, e dizer que contem com o apoio do governo do Estado na condução de políticas habitacionais."

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional