Dicas para os executivos viciados em BlackBerry - por Daniel Agrela


blackberryBLACKBERRY E O EXECUTIVO 24/7 - por Daniel Agrela*
 
Já virou rotina. Aquela reunião longa, apresentações cansativas, slides intermináveis no Power Point e muitos dos presentes entretidos com um aparelhinho cada vez mais comum no ambiente corporativo: o BlackBerry.

O vício no aparelho é tanto que muitos diretores de empresa utilizam o telefone para receber e enviar e-mails, além de navegar na internet, em pleno horário do almoço, deixando muitas vezes o interlocutor falando sozinho do outro lado da mesa.

No entanto, o que era só um “privilégio” para o alto escalão das corporações, está virando regra nas gerências dos departamentos. O objetivo das empresas é ter o funcionário – ou o ‘colaborador’ – presente o tempo todo: 24 horas por dia, 7 dias da semana. É o chamado presente de grego.

Nos EUA esse é um problema bastante grave entre os executivos. Lá, onde os smartphones já se tornaram artigos populares, o uso ininterrupto do BlackBerry é apontado por muitos médicos como uma das principais causas de estresse do País.

De acordo com um estudo encomendado pelo MIT’s Sloan School of Management, 90% dos usuários de BlackBerry afirmaram sentir algum tipo de compulsão por verificar seus e-mails à noite, nos fins de semana, na igreja, na academia, nos eventos sociais e em família.
 
Como evitar
Para evitar esse problema, a recomendação dos especialistas é que o executivo deve se policiar constantemente. É preciso saber que horário de trabalho é para trabalhar. Horário de lazer é para descansar e se divertir. Esse comportamento é fundamental para manter o bem estar do corpo e da mente.

É claro que aqui no Brasil esse problema não é tão evidente quanto nos EUA, mesmo porque o BlackBerry ainda não se tornou popular devido ao valor que é comercializado no País. Mas é bom estar atento para não se tornar mais uma vítima da Síndrome do BlackBerry.
 
O que não fazer
1.   Evite deixar o celular sobre a mesa durante as refeições. Os sinais de alerta que indicam a chegada de novas mensagens geralmente despertam a atenção do dono do aparelho. Deixe-o no bolso e faça uma refeição tranquila;

2.   Lembre-se que o telefone é uma ferramenta de trabalho, portanto não é recomendável utilizá-lo para fins profissionais após o horário do expediente;

3.   Evite responder e-mails de trabalho nos fins de semana. O que pode parecer uma atitude pró ativa logo se tornará uma obrigação;

4.   Quando estiver em momentos de descontração com amigos e família, esqueça o aparelho. Dê atenção aos seus interlocutores e lembre-se que uma conversa presencial é muito mais prazerosa do que uma interação online nos comunicadores instantâneos;

5.   Não veja e-mails próximo ao horário de dormir. Com isso, você evitará aborrecimentos por conta de uma mensagem não muito agradável e preservará sua noite de sono.
 
Texto enviado pelo meu aparelho BlackBerry® 
 

* Daniel Agrela é jornalista e PR Digital (é também viciado em BlackBerry).

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional