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Cyrela apresenta resultados de 2010 e foca no crescimento orgânico


Nos próximos dois anos, empresa pretende alcançar 70% dos lançamentos em obras próprias

A Cyrela Brazil Realty, uma das melhores empresas do mercado imobiliário brasileiro na incorporação de empreendimentos residenciais, anunciou seus resultados referentes ao quarto trimestre (4T10) e ao acumulado do ano de 2010. Os lançamentos da empresa em 2010 somaram R$ 7,6 bilhões, um crescimento de 34% em relação a 2009 e as vendas contratadas totalizaram R$ 6,2 bilhões, valor 17,8% maior ao apresentado no ano anterior.

Em 2010, a Cyrela atingiu seu guidance de lançamentos e vendas, superando em 10,3 pontos percentuais o ponto mínimo da projeção para lançamentos. Aproveitando o bom momento do mercado imobiliário e com o objetivo de aumentar a rentabilidade nos próximos trimestres, a Cyrela tem priorizado o crescimento orgânico de sua operação, após a remodelação da estrutura de sociedades e parcerias que foi realizada. Em 2007, quando a Cyrela abriu seu capital a incorporadora estava presente em duas cidades brasileiras e detinha 74% das atividades de construções in-house. Com a expansão geográfica da empresa, hoje em 67 cidades, o total de obras orgânicas caiu para 28% e 34% nos anos de 2007 e 2008, respectivamente. Esse cenário resultou na redução da representatividade de projetos próprios.

Para 2011 e 2012, a expectativa é de atingir, pelo menos, 70% dos lançamentos em obras próprias, priorizando um modelo de crescimento orgânico, resultado do pleno conhecimento e da consolidação da marca e da operação nos mercados em que. A medida pretende, ainda, mitigar o risco de novos acréscimos de custos em projetos intensificando seus programas de treinamento de mão de obra em canteiros.

A margem bruta do 4T10 foi de 24,5%, 9,0 pontos percentuais abaixo, quando comparada com os 33,5% do 4T09. A margem bruta de incorporação e loteamentos deste trimestre (4T10) foi impactada pela revisão física e financeira dos custos a incorrer da Companhia. O impacto total deste acréscimo no resultado do 4T10 foi de R$ 244,3 milhões, entretanto a margem do ano de 2010 foi de 31,4%, 3,1 pontos percentuais menor que os 34,5% do ano de 2009. Isto decorre da revisão dos custos de obras a incorrer, que geraram um acréscimo de R$ 533,6 milhões no custo orçado em 2010, impactando na redução do reconhecimento da receita bruta no montante de R$ 320,1 milhões no resultado do período.

A empresa encerrou 2010 com uma posição financeira sólida e com boas perspectivas de geração de caixa em 2011, motivadas principalmente pelo alto volume de entregas e repasses no ano.

Living

A Cyrela mantém o foco no crescimento da Living Construtora para os próximos anos e pretende continuar atuando fortemente no segmento econômico. Com a revisão recente das projeções da empresa para 2011 e 2012 a participação relativa do segmento de baixa renda permanecerá relevante, devendo atingir aproximadamente 40% do total de lançamentos da companhia em 2011. Em 2010, foram lançadas 15 mil unidades, 52% dentro do Minha Casa Minha Vida 1, com preço médio unitário de R$ 98,3 mil. As vendas no ano de 2010 somaram R$ 1,8 bi, 5% maior que em 2009.

Com o Minha Casa Minha Vida 2 as capitais voltam a ser opção de compra de terrenos para Living e principalmente abre as portas para o interior, pois os tetos de todas as cidades  foram revistos, chegando a R$170 mil em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Guidance









































2011 2012
Lançamentos (R$ bilhões) 7,6 a 8,5 8,7 a 9,8
Vendas (R$ bilhões) J6,9 a 7,7 8,0 a 8,9
% Cyrela > 78% 80%
 
Living - Lançamento Em %
2011 3,0 a 3,5 39% a 41%
2012 3,7 a 4,5 43% a 46%


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