
O sistema revela como é possível aliar sustentabilidade, tecnologia e benefícios aos moradores contribuindo para a economia de água por meio de um sistema de irrigação por capilaridade, ou seja, sem uso de bombas ou eletricidade. O Tec Garden cria uma paisagem verde em meio ao concreto das áreas comuns dos empreendimentos, traz um conforto térmico para o prédio; por meio da auto irrigação, o sistema economiza água do condomínio, além de prolongar a durabilidade da impermeabilização da laje que suporta o jardim e, em um plano maior, minimizar os efeitos nocivos das enchentes nas grandes cidades. Todos estes fatores contribuem para uma sustentabilidade real e reforçam no cliente a consciência ambiental para o momento de decisão de compra.
“A Cyrela, parceira de Benedito Abbud há anos, vem buscando soluções eficazes em prol da sustentabilidade em seus empreendimentos. Decidimos executar dois projetos pilotos que serão entregues ainda em 2011 com a solução Tec Garden. O sucesso destes projetos implicará na implantação nos demais produtos Cyrela”, resume Débora Bertini, gerente-geral de Desenvolvimento de Produtos da Cyrela São Paulo.
Idealizado por Benedito Abbud e desenvolvido pela Remaster Tecnologia, o Tec Garden tem em seu DNA a ecoefiência: ele é totalmente criado a partir do polipropileno proveniente de plástico descartado (lixo). O sistema é utilizado para jardins sobre lajes e reserva as águas das chuvas para auto irrigação do jardim, sem utilização de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes.
Tecnologia em prol da sustentabilidade
O Tec Garden deve ser instalado sobre uma área de laje impermeabilizada, dispensando a aplicação de massa para regularização dos caimentos e o uso de ralos. “A engenharia técnica dessa solução consiste em pedestais com “pavios”, que suportam as placas de piso elevado e criam, assim, um vão para o reservatório de água. Sobre o conjunto são colocados a manta bidim e o produto anti-raiz, elementos que garantem o fluxo de água sem interrupções ou entupimentos”, explica Paulo Paschoal, diretor de engenharia da Remaster Tecnologia.
Benedito Abbud ressalta que, uma vez implantado o jardim com forrações, arbustos, árvores, o sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza. “As águas das chuvas penetram no solo, são filtradas pela manta bidim e ficam armazenadas no vão sob as placas. Se a chuva for intensa, um sistema de ‘ladrões’ drena o excesso e não permite que o solo encharque. Após a chuva, a água do solo evapora ou é consumida pelas plantas, secando a terra. A capilaridade, por meio dos pavios, garante a umidade do solo e a irrigação dos jardins”, explica Abbud. Ele destaca ainda que, em casos de estiagem prolongada, o sistema prevê a captação de água da rua, o que garante irrigação contínua.
* Veja também: Outras iniciativas das construtoras brasileiras em prol da sustentabilidade
Comentários