Convenção Secovi debate os caminhos para viabilizar projetos imobiliários


Convenção Secovi debate os caminhos para viabilizar projetos imobiliários

Demanda por condomínios e loteamentos no Estado de São Paulo traz à baila questões polêmicas, como a restrição ambiental. Para o setor, o importante é atender as gerações atuais e futuras com qualidade e sustentabilidade. Participe da Convenção Secovi 2010 e saiba como.
 
Na atividade de parcelamento do solo, o processo de aprovação legal de um empreendimento é considerável, ainda mais se for levado em conta o custo do dinheiro (o que no Brasil ainda é o insumo mais caro, o chamado valor do dinheiro no tempo).
 
“Nesse contexto, a realização de workshops, seminários ou painéis que aproximem os empreendedores dos servidores públicos que executam esses processos de aprovação é algo fundamental”, acrescenta Caio Portugal, vice-presidente de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Secovi-SP.
 
Segundo o dirigente, tais iniciativas significam aculturamento das atividades; compreensão integral do processo de aprovação e o compartilhamento dessa percepção; possibilidade de aprendizagem ao empreendedor, acerca do exercício da função do servidor público na avaliação do empreendimento por ele intentado; quebra de preconceitos e mesmo a homogeneização de conhecimentos e experiências, o que se traduzem em boas práticas.
 
As restrições ambientais previstas em Lei, por exemplo, merecem atenção especial dentro desse processo. “A necessidade de preservar e garantir os recursos naturais passou da obrigatoriedade do cumprimento das leis para o comportamento, planejamento, e execução dos empreendimentos”, alerta Portugal. “Vivemos a possibilidade da discussão e busca de alternativas, por meio da tecnologia e orientações urbanísticas, para compatibilizar usos e preservação”, analisa o vice-presidente do Sindicato.
 
Para o dirigente, mesmo legislações municipais que exerçam restrição à plena ocupação devem garantir a viabilidade de uso. “Exemplos de proibição total não devem ser repetidos. O melhor é induzir e orientar a ocupação sustentável, com a salvaguarda da garantia de preservação dos recursos naturais e da boa convivência humana”, reflete.
 
Este e outros temas serão objeto de discussão do painel coordenado por Caio Portugal Relação dos Empreendedores com os Poderes Públicos Estadual e Municipal, segunda-feira, 20/09, a partir das 16h45, na sede do Sindicato, Capital, durante o primeiro dia da Convenção Secovi 2010.
 
Presenças confirmadas de Flavio Amary, diretor regional do Sindicato em Sorocaba, vice-presidente do Interior do Secovi-SP e presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo); Rodrigo Said, Milton Faria de Assis e Cintia Márcia de Oliveira Gonçalo; secretários Municipais de Planejamento de Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos, respectivamente; além de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e da secretaria de Estado da Habitação de São Paulo.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional