Comunicação interna nas empresas - por Clarice Pereira


Clarice Pereira. Foto: Divulgação

Percebendo os recursos humanos como área estratégia para alcançar seus objetivos, as empresas estão cada vez mais investindo em novas ferramentas para se comunicar com seu colaborador. Mas afinal por que é importante investir na comunicação interna nas empresas? Em primeiro lugar, porque os funcionários são o primeiro público-alvo a ser envolvido nas ações das companhias. O quadro funcional deve ser informado sobre as atividades que acontecem e diretrizes que regem o seu local de trabalho, para que possa literalmente “vestir a camisa” do empregador. Manter uma eficiente comunicação interna faz com que os trabalhadores se sintam mais integrados no dia-a-dia da organização. Como consequência, saberão o quanto seu papel na organização é essencial e como é fundamental o desempenho de suas tarefas com mais eficiência.

Em segundo lugar, a empresa deve passar uma imagem de confiança ao seu público interno, para tanto, nada mais que justo, deve assegurar aos trabalhadores seus direitos trabalhistas, incentivá-los com plano de carreiras e manter um ambiente agradável e amistoso para que desenvolvam seu trabalho. Os empresários devem lembrar-se sempre que uma opinião negativa de colaboradores descontentes e mal informados pode causar danos irreparáveis à organização, pois em época de internet, mensagens instantâneas, Twitter, blogs e redes sociais, a “Rádio Peão” é o seu principal porta-voz.

Em terceiro lugar, a interação entre os vários setores da empresa, por meio da comunicação interna faz com que todos se unam em torno de um mesmo objetivo. Nesse caso, saber comunicar de forma eficiente é imprescindível para alcançar os resultados desejados. Por isso, a utilização de jornais e boletins internos, newsletters, intranet, murais, eventos, concursos, caixas de sugestões, dentre outras formas de levar informações, são necessárias para promover a inclusão de todo corpo funcional de organização. Obviamente, a utilização desses recursos de informação deve ser elaborada de forma que seja atrativa, envolvente e, principalmente, de maneira a atender as exigências do perfil de seu público interno e alinhá-lo com as estratégias da empresa. A comunicação eficaz pressupõe uma via de duas mãos, portanto, todos – da alta administração até os postos na base da pirâmide - devem fazer parte dela.

Além desses, outros pontos não menos essenciais nos mostram o quanto é importante investir no endomarketing para que a informação chegue ao público interno de forma correta: a mensagem deve ser clara, objetiva, consistente, contínua, curta, rápida, completa e deve manter uma periodicidade.

Apesar de todos esses benefícios, muitos empresários ainda não perceberam a prioridade da comunicação interna nos dias de hoje. Não se deram conta, de que não importa o tamanho da empresa, é preciso encontrar um canal para informar, persuadir, envolver e motivar seus funcionários e alavancar seus negócios.

Outras o fazem de maneira atabalhoada, sem um projeto definido e enfrentam diversos problemas na sua comunicação: excesso e falha na informação, dificuldades de direcionar mensagens que atenda os diferentes níveis de funcionários, falha na integração da comunicação com o planejamento da empresa, seja na sua filosofia, seja nos seus negócios. Tudo isso reflete na falta de expectativa da equipe, na ausência de envolvimento e na não participação efetiva dos colaboradores. 

Essas companhias não conseguem evitar o “disse-me-disse”, as conversas paralelas no ambiente corporativo com informações, nem sempre confiáveis, que acabam contribuindo, ainda mais, com os problemas de afinação nas empresas. A clareza das informações e dos objetivos, sua rapidez e sintonia com os acontecimentos do local de trabalho, evitam os boatos e não geram preocupação quando se tem uma comunicação eficiente.

Quem acredita que a comunicação interna é necessária apenas nas grandes corporações, está enganado. Hoje as pequenas empresas também devem investir no diálogo com seus funcionários. Levar informações seja por e-mail, mural ou entrega de informativos impressos são essenciais para melhorar o relacionamento entre empregados e empregador. Colaboradores, que “vestem a camisa” da empresa e sentem que fazem parte do “time”, são os seus maiores propagadores. Esse sentimento é decisivo no mercado atual, seja lá qual for o tamanho da organização.

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* Clarice Pereira é jornalista, formada pela USP – Universidade de São Paulo e especialista em marketing, pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente comanda a LINK Portal da Comunicação, assessoria de comunicação integrada, fundada há mais de 10 anos.

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