- Força da mulher tem crescido no segmento. Dos 52,7 mil treinados no Doutores da Construção, 15% são do sexo feminino. Programa oferece cursos gratuitos em todo o País.
- Em agosto, setor empregou mais de 48,5 mil trabalhadores, 1,75% a mais do que julho, e estabeleceu recorde de 2,82 milhões de postos de trabalho com carteira assinada.

A expansão do mercado imobiliário residencial tem feito a construção civil bater recordes seguidos. De acordo com o SindusCon (Sindicato das Empresas de Construção Civil), o setor deve alcançar o maior nível histórico de geração de empregos, com a criação de 2,82 milhões de postos de trabalho com carteira assinada, e fechar este ano com crescimento entre 10% e 12% no PIB. Ao final de agosto, o setor registrava 749 mil empregados formais no estado de São Paulo, também um recorde na série histórica.
Animador para a economia do País, o bom momento apresenta um desafio para os trabalhadores do segmento: estar preparado para conseguir uma dessas vagas.
Uma das alternativas para capacitar-se gratuitamente é o Programa Doutores da Construção. Voltado a pedreiros, pintores, encanadores, eletricistas e demais profissionais da construção civil, o programa oferece capacitação gratuita em quatro canais de conhecimento: Alvenaria, Elétrica, Hidráulica e Revestimento, e pode ser concluído em 60 horas-aula.
Mulheres na obra - Dos 52,7 mil profissionais capacitados em todo o território nacional em apenas quatro anos, mais de 7 mil são mulheres. “Os cursos mais procurados são os das áreas de pintura e hidráulica, o que representa a independência da mulher na realização de pequenos reparos que antes eram feitos apenas pelos homens. Além disso, a qualificação pode contribuir para novas oportunidades de colocação profissional”, comenta Kátia Matias, gerente-geral da Doutores da Construção.
Atualmente, a comunidade Doutores da Construção conta com 236 lojas de material de construção, dentre elas 103 centros de treinamento e 184 participantes do Programa de Fidelidade. O programa já treinou gratuitamente, desde 2006, mais de 52,7 mil profissionais do segmento em todo o território nacional. No mesmo período foram registradas cerca de 333 mil presenças em salas de aula. Em 2009, R$ 7 milhões foram investidos e, em 2010, serão R$ 8 milhões.“Pretendemos chegar em breve ao patamar de 300 lojas credenciadas em todo o Brasil, com cerca de 120 centros de treinamento. Com esse crescimento, a presença do público feminino terá um crescimento considerável nas salas de aula”, acrescenta Kátia.
Para fazer parte da comunidade Doutores da Construção, os interessados devem acessar http://www.doutoresdaconstrucao.com.br/ e procurar a loja mais próxima de sua residência para realizar a inscrição, que é gratuita. O projeto oferece capacitação para pedreiros, pintores, encanadores, eletricistas e demais profissionais da construção civil.
* Se você procura emprego no mercado imobiliário, clique aqui e veja onde cadastrar o seu currículo.
Comentários