---- Com mercado imobiliário aquecido, built to suit atrai construtoras e investidores | Portal VGV

Com mercado imobiliário aquecido, built to suit atrai construtoras e investidores


O novo prédio da Faculdade Ibmec, na Barra da Tijuca, em construção pela Lafem Engenharia, está sendo feito especificamente para uso da faculdade. O projeto é desenvolvido pela Pátria Investimentos, e custará aproximadamente R$ 50 milhões. Trata-se de uma tendência que vem se firmando no mercado imobiliário: o sistema built to suit – construção sob medida.

O modelo vem se firmando porque no mercado imobiliário muitos imóveis disponíveis para locação não atendem às necessidades das empresas em quesitos como espaço, localização ou características do projeto construtivo. De acordo com Rafael Camargo, diretor da consultoria imobiliária Binswanger Brazil, em geral, este tipo de negociação envolve um investidor – responsável pelo capital do empreendimento e coordenação das finanças; a construtora – para executar a construção de acordo com o projeto desejado pelo futuro locatário; e por fim, o locatário, que assumirá o contrato de longo prazo do novo imóvel.

“A operação Built to suit atende ao interesse de todas as partes envolvidas. O empreendedor investe em um novo imóvel e recupera o custo a longo prazo, a construtora ganha mercado, e o locatário instala sua empresa em uma estrutura de acordo com o seu negócio”, conclui Rafael Camargo.

* Veja também: O empreendimento built-to-suit e a sua expansão no Brasil

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional