
Os canteiros sempre foram encarados como escritórios provisórios e por isso eram feitos de materiais praticamente descartáveis ou sobras de outras obras, hoje o que temos são canteiros projetados com estruturas pré fabricados, ou containers que levam em consideração toda parte elétrica, hidráulica e de tecnologia que este deverá abrigar, seguindo os mesmo padrões de qualidade e segurança da obra.
Hoje as grandes construtoras seguem as normas da NR18 (Norma Regulamentadora de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) para a construção de seus canteiros, estas normas por sua vez são fundamentadas pelo Ministério do Trabalho, que leva em consideração as áreas úteis, como por exemplo: refeitórios, sanitários, vestiários com chuveiros, copa e até mesmo área de lazer. Algumas das obras da Construtora Costa Feitosa, têm inclusive bicicletário e estacionamento para seus funcionários, proporcionando assim maior qualidade de vida.
Geralmente o inicio de obra se dá em meio a terrenos vazios que não dispõem de nenhuma infraestrutura, por isso faz-se fundamental a instalação de sanitários a uma distancia mínima do local de trabalho e água potável ao alcance dos colaboradores.
A escolha do local onde o canteiro deverá ser instalado é uma decisão estratégica, pois o mesmo não poderá interferir no andamento da obra, ou seja, deve ser implementado em um local onde possa permanecer até a entrega do empreendimento.
Outro ponto muito importante nos canteiros de hoje é a utilização de recursos tecnológicos avançados. Na Construtora Costa Feitosa, por exemplo, um pedido emitido pelo escritório central pode ser acompanhado por um colaborador em qualquer parte do Brasil, em tempo real através da internet e o escritório central também pode acompanhar por câmeras on line o andamento da obra. Ao contrário do que acontecia, os equipamentos do canteiro de obra deixaram de ser “sucatas” e passaram a ser equipamentos de ponta para interagir com servidores centrais.
Investindo na segurança de seus dados, a Construtora Costa Feitosa, por exemplo, tem colocado seus sistemas de ERP, e-mails e outros em “Clouds”, o que garante uma segurança adicional, pois estes sistemas passam a não ficar fisicamente nos canteiros e sim em servidores remotos espalhados pelo mundo.
A internet passa a ser um capitulo a parte, pois em geral os terrenos para construção de novas obras não dispõem de serviços de telefonia ou dados, por conta disso as tecnologias mais utilizadas acabam sendo sinas de rádio ou via satélite. Para telefonia uma saída interessante tem sido o VOIP que utiliza o próprio sinal de internet para realizar ligações telefônicas.
Os canteiros de obras deixaram de ser um local para o “cafezinho” e passaram abrigar uma equipe fixa da própria construtora, composta muitas vezes por: engenheiros, arquitetos, coordenadores, técnicos de segurança do trabalho, encarregados, administrativos de obra, mestres de obra, apontadores e outros. A Construtora Costa Feitosa, que tem seu escritório central em São Paulo, recentemente percebeu em uma de suas obras, em Navegantes – SC, a necessidade de manter além de todo esse staff um departamento de suprimentos local para ter melhor acesso aos fornecedores da região, facilitando as negociações, logística e refletindo assim na redução dos custos da obra.
Um diferencial crescente nos canteiros de obra é a necessidade de receber clientes estrangeiros, o que nos levou a adotar placas de sinalização e comunicação bilíngües. Segundo o Diretor/Presidente da Construtora Costa Feitosa o Sr. Tercio Luiz Costa Feitosa “Isso não se limita a uma questão estética, pois diversas informações contidas nestas placas trazem recomendações de segurança e indicações sobre como se deslocar pela obra”.
Comentários