
A Opera Software anunciou os resultados do seu estudo mais recente sobre o uso da internet móvel no Brasil, trazendo referências sobre o uso de Internet móvel no país. Com uma amostra de mais de seis mil brasileiros, todos usuários do Opera Mini, entrevistados durante o mês de julho de 2012, a pesquisa revelou que 79% utilizam seus dispositivos móveis diariamente para acessar a internet. O uso mais comum é para atualizar redes sociais, baixar conteúdos, assistir vídeos e fazer pesquisas. Mais de dois terços dos participantes responderam que teriam interesse em interagir com as propagandas que vêem na mídia tradicional por meio de seus celulares.
Opera Mini é o navegador móvel mais popular no Brasil, com 34% de participação do mercado, de acordo com a empresa de pesquisa StatCounter. Ao redor do mundo, o Opera Mini tem 183 milhões de usuários que o escolheram por sua rapidez, economia na transferência de dados, conjunto de recursos e disponibilidade multi-plataforma. O número de usuários ativos mensais no Brasil cresceu 162%, no período de julho de 2011 a julho de 2012.
A pesquisa mostrou ainda que, quando o assunto é publicidade móvel, os usuários estão mais interessados em propagandas de aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers. A maioria das pessoas que respondeu ao questionário era homens (69%), com idades entre 13 e 35 anos (63%) e afirmou ser estudante (41%).
Os resultados da pesquisa incluem várias conclusões interessantes:
- Cerca de um terço dos usuários (30%) não têm acesso à internet em casa e 24% acessa a internet de lan houses ou internet cafés.
- A maioria dos usuários da internet móvel navega na rede com telefones básicos (78%).
- Sessenta e cinco por cento dos usuários disseram querer conteúdos gratuitos, 37% estão interessados em aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, e 29% tem interesse em vídeos.
- Quando perguntados sobre o que gostariam de comprar nos seus dispositivos móveis, 76% por cento dos entrevistados falaram que não compram por meio de seus celulares. Entre aqueles que declararam utilizar o dispositivo móvel para compras, as categorias mais populares foram: aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, com 18%. Em seguida vieram os produtos eletrônicos como telefones e computadores (3%).
- A pesquisa mostra que 69% dos participantes se interessariam em interagir com as propagandas que vêem nas mídias tradicionais, como televisão, jornais e revista, por meio de seus celulares.
- Ao serem questionados sobre o que gostam de fazer quando navegam na internet pelo celular, 59% respondeu entrar nas redes sociais, 57% baixar conteúdos, 36% fazer buscas e 32% assistir vídeos.
- Ao todo, 75% das pessoas ouvidas pela Opera disseram que utilizam plano de dados de celular pré-pago, enquanto apenas 10% declararam ter plano pós-pago. Os demais, disseram não ter plano de dados ou utilizar rede Wi-fi.
“Esse estudo mostra que os brasileiros estão receptivos para a publicidade móvel e, mesmo demorando para adotar o mobile commerce, estão comprando cada vez mais aplicativos, ringtones, jogos e wallpaper, e produtos eletrônicos através do celular”, explica Nuno Sitima, vice-presidente sênior da Opera Software para desenvolvimento de negócios. “As redes sociais ainda dominam quando o assunto é uso da internet no celular no Brasil, o que demonstra necessidade de acesso à banda larga no país, já que 30% das pessoas não têm internet em casa”.
Metodologia da pesquisa
Mais de seis mil usuários do Opera Mini no Brasil participaram da pesquisa realizada pela Opera Software entre os dias 16 e 21 de julho de 2012. Este estudo compreende a opinião dos usuários de Opera Mini, independente de sexo e idade, que clicaram no botão da pesquisa exibido na página inicial do Opera Mini durante o período.
Comentários