Barulho é o principal problema nos condomínios de Nova Friburgo-RJ


Barulho é o principal problema nos condomínios de Nova Friburgo-RJ

Onde há condomínio, há confusão. Morar em edifícios requer uma boa dose de paciência e, claro, tolerância. Em Nova Friburgo, onde existem cerca de 500 condomínios, os problemas mais comuns envolvendo moradores de edifícios são os relacionados ao barulho, vaga de garagem, infiltrações e animais.

O representante do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) na cidade, o advogado José Henrique Beauclair, lembra que esses são os mesmos itens apontados em pesquisa na região metropolitana.

De acordo com levantamento feito pelo Departamento Jurídico do Sindicado, o barulho é campeão em reclamações também na capital fluminense. Aí se incluem discussões por causa de aparelhos de som, festas, arrastar de móveis, sapato de salto, crianças correndo etc. Os problemas com garagem (falta de espaço, dano, furto, ocupação irregular etc) vêm logo em seguida. Obras (horários, sujeira, uso das partes comuns para guarda de materiais, falta de proteção, barulho) e animais (barulho, mal cheiro, circulação pelas partes comuns) completam a lista.

Beuclair ratifica que os síndicos da região têm se preocupado mais com a qualificação profissional e por isso procuram cursos de aprimoramento. "Os síndicos relatam problemas com comportamento antissocial de moradores e reclamam da falta de qualificação dos empregados dos condomínios. Além disso, falta entendimento dos condôminos com relação à responsabilidade do síndico e da administradora. Eles se queixam de não conhecer seus direitos e deveres", complementa o representante do Secovi Rio.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional