Após a guerra contra o tráfico, imóveis devem valorizar no Rio de Janeiro


Após a guerra contra o tráfico, imóveis devem valorizar no Rio de Janeiro

Regiões que perderam valor devido a falta de segurança pública voltam a ser valorizadas depois da implantação de UPP´s

As operações policiais para conter a violência e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro devem trazer de volta a valorização imobiliária para algumas regiões da cidade. Depois de anos em desvalorização por causa da falta de segurança, os bairros de classe média e alta que ficam próximos a comunidades carentes voltam a chamar a atenção do mercado imobiliário quando recebem Unidades de Polícia Pacificadora (UPP´s).

Segundo o empresário do setor imobiliário Márcio Schneider – que representa a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) no Rio de Janeiro – a implantação de UPP´s nas favelas tem apresentado bons resultados. Ele cita a Tijuca como um exemplo. Localizado na Zona Norte e predominantemente de classe média, sofria desvalorização imobiliária devido a falta de segurança provocada pela proximidade de favelas. "Após a instalação de UPP´s nas favelas próximas, a Tijuca passou a apresentar forte recuperação do valor dos imóveis. Inverteu totalmente a tendência de constante desvalorização", avalia Schneider.

Desde o dia 21 de novembro, quando começou a operação que reúne polícia, exército, marinha e aeronáutica no Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança Pública do Estado estuda a implantação de mais UPP´s. A décima terceira foi inaugurada no último dia 30 no Morro dos Macacos no bairro de Vila Isabel. Para o próximo ano, o governo já prometeu UPP no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. Sete mil policiais serão formados para trabalhar nas Unidades cariocas.

Segundo o representante da ABMI, a topografia do Rio de Janeiro somada a falta de infra-estrutura de transporte facilitou a instalação de favelas muito próximas a bairros de classe média e alta. O que interfere muito no valor dos imóveis. Embora a expectativa seja boa, as intervenções do poder público precisam continuar crescendo. "O mercado ainda aguarda sinais mais fortes de que o caminho adotado com as UPP`s vai de fato se consolidar", alerta Marcio Schneider.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional