
A Enken Comunicação Digital comemora a repercussão do concurso cultural em redes sociais e os resultados obtidos na ação “#AjudeCom1Clique”, realizada para a Gafisa, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil. O principal objetivo da campanha era angariar o maior número de votos possíveis que liberariam, a cada etapa, a construção de uma brinquedoteca destinada a uma instituição escolhida pelo público, por meio do perfil da Gafisa nas redes sociais. A ação teve duração de 30 dias e a escolhida foi a Adra Paulistana, localizada na região de Osasco, em São Paulo.
Para David Reck, diretor da Enken, a combinação entre a interatividade proporcionada pelas mídias sociais com um projeto que envolve uma ação social foi perfeita para expandir ideias e levar um pouco de conforto e diversão para quem mais precisa. “Estamos vivendo o momento que alguns estudiosos classificam como Marketing 3.0, em que o aspiracional e o espírito da marca são ressaltados. Trabalhar nesses moldes é complicado e exige planejamento de ações que quebrem paradigmas, o que nos motivou a criar uma ação de engajamento do próprio usuário junto à marca. O legado que fica é uma ação que tem um custo relativamente baixo, porém é um multiplicador ativo. As pessoas compartilham essas ideias e ainda conquistamos o fortalecimento da marca e novos seguidores. Em um período de 30 dias, chegamos a cerca de 6,5 mil novos fãs no Facebook que de fato estão dentro do perfil do cliente da companhia, um incremento aproximado de 27% no número de usuários da rede social, que curtem a FanPage da Gafisa”, avalia.
Além de construir a brinquedoteca, a Gafisa investiu também na doação de brinquedos. “O mais importante é que recebemos apoio e o engajamento da comunidade em diversas frentes. Ações sociais como esta são gratificantes para a marca.”, conta Erika Fugiwara, Gerente de Marketing da Gafisa.
A primeira fase do concurso, realizada pelo Twitter, permitiu que os usuários do microblog contribuíssem com a ação sugerindo entidades que se tornariam candidatas para ganhar uma brinquedoteca completa. As postagens revelaram nomes de instituições, com indicação da cidade e estado da sua sede, seguidos pela hashtag #AjudeCom1Clique. A instituição mais citada, no caso a Adra, foi automaticamente classificada para a segunda fase, que consistia na conquista do maior número de votos via Facebook para que a brinquedoteca fosse construída e equipada e a meta foi atingida. O resultado foi registrado pela equipe da Enken Comunicação Digital e pode ser vista por meio dos vídeos disponíveis no link:
http://www.facebook.com/construtoragafisa/app_198749103559169
Comentários