
Entre 1996 a 2011, o número de pessoas que vivem sozinhas no mundo foi de 153 milhões para 277 milhões, um aumento de 80% - pesquisa do Euromonitor International. Esse fenômeno tem diversas razões, das quais, o aumento do poder aquisitivo, e a expansão da internet e das redes sociais, que permitem estar conectado aos familiares e amigos mesmo quando se está sozinho.
A Nielsen, provedora global de informações sobre o que o consumidor assiste e compra, aponta que as pessoas que vivem sozinhas tendem a consumir produtos mais caros. Lares que têm indivíduos morando sozinhos gastaram 36% a mais do que a média no Brasil no consumo de sobremesas prontas, exemplifica a empresa.
Pesquisa da Target Group Index apurou que, do total de pessoas que moram sozinhas, a maioria é homem (54%). Tal grupo se concentra na faixa etária entre 45 e 54 anos (24%), com predominância dos homens (57%) em relação às mulheres (43%). A idade em que a maior quantidade de homens que moram sozinhos é de 35 a 44 anos, com 73% de representatividade. Já as mulheres, são maioria na faixa de 65 a 75 anos (69%).
Artigo publicado em site exclusivo para mulheres que moram sozinhas, sugere lista de compras, relacionando as necessidades e o consumo: iogurte (1/dia); suco de caixinha (3/semana); leite (8 caixinhas/mês); pão de forma (1 pacote/semana); cream cheese, margarina ou requeijão (1 pote/mês); massas (3 pacotes/mês); frutas variadas (1/dia); molhos (3 unidades/mês); carnes cortadas e embaladas para preparo individual (150g de alcatra picada para strogonoff, 150g de frango em cubos e 150g de filé de patinho para grelhar); peito de peru, presunto ou queijo (500g/mês); refrigerantes (3 unidades/mês); salgadinhos (3 pacotes/mês); pratos congelados (2 pacotes/semana).
Milhares de empresas disponibilizam congelados, porções individuais e outros produtos para esse nicho da população. Não é difícil encontrar mercados que vendem frutas e legumes higienizados, descascados e prontos para o consumo. Outra opção para quem mora sozinho são os pratos industrializados. Atualmente, as opções vão desde pizza e lasanha até pratos mais elaborados. A lista dos congelados vendidos em supermercados inclui também vegetais e sanduíches, que precisam apenas ser aquecidos em micro-ondas ou forno convencional.
Destaque também para os serviços, tais como: lavanderias; limpeza e manutenção (empresas especializadas); sites de relacionamento; agências de viagens; e até mesmo um chaveiro 24 horas.
O conceito de delivery ganhou popularidade com a entrega de pizzas, mas hoje abrange um leque mais amplo de produtos e serviços. Sem sair de casa, o consumidor pode fazer compras de supermercado; encomendar remédios; alugar filmes; ter o cabelo cortado por profissionais dos melhores salões.
O pay per use - desde levar o bicho de estimação para um passeio, até receber uma massagem tranquilizadora, tudo sem sair de casa, – é o ideal para quem mora sozinho.
Portanto, trata-se de um mercado em plena expansão, gerando bilhões de reais em negócios! Em 15 de março, comemora-se o dia mundial do consumidor! Assim, a realização da FENACC 2014 (Feira Nacional de Consumo de Conveniência) está agendada para 14 a 16/03, na cidade de São Paulo - local em fase de definição, por conta do número de empresas interessadas em expor os seus produtos e serviços.
O evento também estará voltado para os homossexuais. No caso dos domicílios com renda mensal entre 10 e 20 salários mínimos, o percentual de casais gays nessa faixa de rendimento chega a ser o triplo do registrado para os lares comandados por pessoas de sexos diferentes, segundo o próprio IBGE (censo 2010). Portanto, o perfil de consumo é quase o mesmo!
gostei do post,quero dizer que apartir do ano de 2016 estarei entrando para lista dos solteiroes que mora so.tenho 33 anos atualmente e decidi que ja ta mais que na hora de seguir o meu caminho totalmente independente. Casar so deus sabe se vou ou nao ate porque isso nao e prioridade pra mim,se deus querer quero que me de alguem pra me fazer feliz,se nao prefiro ficar so. Uma certeza eu tenho curtirei cada momento da minha vida,casado ou nao,serei feliz com as bencaos de Deus,amem. Aconselho que todos vivam cada momento e intensamente a vida pois ela e curta. Abracos a todos que ler esse comentario.
em 2016 vou morar so tambem,chega de morar nas casa dos outros