NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

Hello world!

Edifício sustentável pode valorizar até 13%

Demanda por construções mais eficientes do ponto de vista ambiental começa a mudar comportamento do mercado


Tem elevador que gera energia, sensores que ligam e desligam luzes, painéis solares térmicos para aquecer a água, vidros para iluminação natural. Detalhes como esses começam a impactar o setor de construção e a fazer diferença no mercado. “Pesquisas indicam que os edifícios sustentáveis e certificados podem valorizar até 13%”, afirma Bruno Casagrande, gerente comercial da Fundação Vanzolini, responsável no Brasil, desde 2008, pelo selo Aqua, de desempenho ambiental, que garante padrões internacionais de sustentabilidade em edificações.

 

Os edifícios sustentáveis começam a ganhar espaço e relevância no mercado brasileiro para atender a de- manda de um público exigente e atenta às questões ambientais. “A edificação sustentável é aquela que oferece o menor impacto em sua construção”, explica Casagrande.

 

De maneira geral, são projetos que buscam beneficiar usuários reduzindo gastos com energia, água, manutenção, conservação, além de proporcionar ambientes mais confortáveis e saudáveis.

 

Tendência

 

Para o gerente da Fundação Vanzolini, o número reflete uma tendência de mercado que começa a se consolidar. “Identificamos que consumidores no ato da compra dão preferência para empreendimentos certificados pela garantia de receber um produto planejado, projetado e construído para oferecer melhores condições de conforto, saúde e reduções dos custos de manutenção e conservação.”

 

Esse comportamento pode ajudar a entender o bom desempenho brasileiro no setor. Desde que foi criada a certificação Aqua, 469 edificações e mais de 48 mil unidades habitacionais no Brasil receberam o selo.

 

No cenário internacional, o país aparece em quarto lugar em ranking de 2017 da ONG U.S. Green Building Council, responsável pela certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), de eficiência energética, à frente de países como a Alemanha.

 

https://www.pressreader.com/brazil/metro-brazil-rio/20180508/281728385151522



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Congresso do Mercado Imobiliário de Fortaleza e Região

Novos rumos para a produção de moradias

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO