Vencedores recebem Prêmio LARES Secovi em São Paulo


Os autores dos três melhores trabalhos da 13ª Conferência Internacional da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES, na sigla em inglês de Latin American Real Estate Society) receberam o Prêmio LARES Secovi no último dia 20, durante o Fórum Urbanístico Internacional, atividade que integrou a programação da Convenção Secovi 2013, realizada em São Paulo. Os prêmios foram entregues aos alunos de pós-graduação da Escola Politécnica da USP Fabricio Alonso Richmond Navarro, Lutemberg Florencio e Mariana Matayoshi Marchesin.


Cada um recebeu R$ 6 mil das mãos do presidente e vice-presidente do Secovi, Claudio Bernardes e Caio Sergio Calfat Jacob, respectivamente, e do presidente da LARES, o engenheiro e professor da Escola Politécnica da USP, Claudio Tavares de Alencar. A 13ª Conferência LARES foi realizada entre 11 e 13 de setembro, em São Paulo, e reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir as principais tendências e desafios do setor do mercado imobiliário.


"A LARES recebeu uma qualidade ótima de pesquisas, o que ficou demonstrado no excelente nível dos 60 trabalhos apresentados esse ano na Conferência" destacou Jacob, que presidiu a comissão de jurados. "Montamos uma comissão julgadora com profissionais da universidade e do Secovi e os trabalhos realmente eram ótimos, foi muito difícil selecionar apenas três", completou. Os selecionados não foram classificados como primeiro, segundo e terceiros colocados.


O trabalho de Fabricio Alonso Richmond Navarro, costa-riquenho que faz mestrado na Poli-USP, analisou as competências das empresas brasileiras imobiliárias para a expansão internacional em mercados similares. Ele mostrou quais são as condições para que uma empresa imobiliária planeje uma estratégia de expansão geográfica, com a procura de mercados internacionais, e estudou os quatro principais modelos de negócios adotados pelas empresas (desenvolvimento próprio, parcerias, joint venture e aquisição).


Já o trabalho de Lutemberg Florencio, aluno de doutorado em real estate, foi focado na decisão comportamental na análise de investimento. O trabalho investiga os vieses presentes na tomada de decisão. "O planejador precisa conhecer esses fatores para melhorar a qualidade de decisão", explicou. "É um trabalho inovador no setor porque toda pesquisa de decisão comportamental está muito voltada para administração, mas nós fizemos um link com o real estate", completou.


Por sua vez, o projeto de Mariana Matayoshi Marchesin, aluna de mestrado, analisou as boas práticas em projetos de revitalização feitos no País e no exterior, e propôs uma estrutura para o planejamento do gerenciamento. Na proposta, ela identificou seis passos fundamentais para o êxito dos projetos de revitalização e os pontos em que os órgãos públicos e as empresas precisam amadurecer.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional