Ranking das construtoras mostra expansão de 160% em 5 anos


O Ranking da Engenharia Brasileira, que a revista O Empreiteiro está fechando para a edição de julho próximo, e reúne os números de faturamento das maiores empresas nos segmentos da construção, montagem industrial, projeto e consultoria e Serviços Especiais em 2010, mostra que o País sustenta o ciclo de crescimento que se acelerou a partir de 2005.

Os números apurados das construtoras revelam que a trajetória ascendente prosseguiu em 2010, impulsionada pela aceleração das obras de infraestrutura do governo federal e dos governos estaduais . O crescimento das construtoras aponta que a expansão da receita bruta do setor pode atingir 160% em 5 anos, de 2006 a 2010—isto é, multiplicou-se por uma vez e meia.

Os dados em fase de análise para fechamento definitivo da pesquisa do ranking mostram que as empresas asseguraram o crescimento programado e que colaborou, para esse fim, a manutenção da política do governo voltada para a aceleração das obras de infraestrutura. Prevaleceu a previsão de que entre 2010 e 2013 as obras de infraestrutura, segundo dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), receberiam investimentos da ordem de R$ 274 bilhões.

Além desses recursos, a perspectiva, do ponto de vista de investimentos estrangeiros diretos (IED), foram positivos. Eles somaram em 2010 US$ 48,462 bilhões. A edição da revista O Empreiteiro, especializada em construção e infraestrutura, com esses dados consolidados, será lançada no dia 9 de agosto próximo, em São Paulo (SP).

* Veja também: Relação com a listagem das maiores construtoras do Brasil

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional