Projeto "Guarulhos de Cara Nova" regulamenta publicidade nas ruas da cidade


Guarulhos de Cara nova regulamenta publicidade nas ruas da cidade

Guarulhos de Cara Nova vai restringir tamanho de anúncios nas fachadas de estabelecimentos comerciais; publicidade sonora terá limite de 80 decibéis
 
Já está em vigor na cidade e Guarulhos (Grande São Paulo) o decreto nº 27.630, que oficializa o projeto Guarulhos de Cara Nova, regulamentando a utilização de anúncios de publicidade no município. O projeto interfere em peças publicitárias visuais e sonoras. Uma das principais alterações nas leis vigentes é a restrição do espaço publicitário nas fachadas de todos os prédios comerciais, incluindo no centro histórico, onde os anúncios eram proibidos. O projeto permite, ainda, o uso de pinturas como propaganda nas portas de enrolar dos estabelecimentos comerciais.

Os anúncios de fachada terão seus limites calculados com base na metragem da frente principal do imóvel, na proporção de 40%. Desta maneira, uma loja com 10 metros de fachada poderá utilizar um anúncio de até 4m² de área. No perímetro urbano, haverá pelo menos 50m entre os outdoors. Já nas margens das rodovias, a distância mínima será de 100m. Os materiais impressos de propaganda ficam proibidos de serem distribuídos nos faróis, com exceção dos jornais, desde que tenham ao menos cinco páginas de conteúdo editorial.

Além do tamanho, ficam restritas também a luminosidade e, em alguns casos, o horário do anúncio. Luminosos intermitentes ou com luzes ofuscantes, por exemplo, só podem funcionar das 7h às 22h. O texto determina ainda que deve ser mantido legível o número do Cadastro Fiscal de Publicidade, obrigatório desde 2001. Os anúncios sonoros somente serão permitidos com licença prévia e o limite é de 80 decibéis.

O decreto abrange anúncios publicitários de qualquer natureza, com algumas exceções, como nomes de prédios, símbolos incorporados às fachadas sem fixação, logotipos em equipamentos de postos de abastecimento, além de referências de capacidade, entrada e saída, sanitários e estacionamentos gratuitos, entre outros.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Município, o projeto tem como principais objetivos organizar o uso de mensagem visual de publicidade e garantir a fluidez e segurança de veículos e pedestres, entre outros.

A prefeitura municipal prevê o período de um ano para que os estabelecimentos devidamente licenciados possam se adequar às novas normas. A partir daí, aqueles que não tiverem adaptados serão notificados e autuados, de acordo com as leis em vigor.

* Veja mais notícias sobre Propaganda e Marketing no portal Vitrine Publicitária.

Soluções de marketing e relacionamento com clientes para construtoras e imobiliárias

Comentários

  1. nova lei

  2. Depois de ter usado e abusado da publicidade de forma ofensiva, seja em peças impressas, pinturas, e sonográficas o "político" Alan Neto consegue uma boa cartada ! é impressionante, como leis e projetos de leis estão ai para favorecer uma minoria ! quem será que sai ganhando nessa ? vamos ver ! fique de olho guarulhense !

  3. eu acho que alguns politicos estão ganhando e muito, só que ao invés de cuidar mesmo da cidade de guarulhos, vcs estão preoucupados com o dinheiro dos comerciantes que se esforçam muito para conseguir pagar as contas, vcs não criam nada simplesmente complementa o que já exite, por ex: tx de publicidade/tlif/ cobrando taxas absurdidas!!!!

  4. MANDEI UM E-MAIL PARA O SR. ALAN NETO, PARA CUIDAR DE OUTRAS COISAS GRAVES NA CIDADE E PARAR COM ESSA FALSA IDÉIA DE LEI CIDADE LIMPA IGUAL EM SP. ELE RESPONDEU QUE TINHA ARQUIVADOMO O PROJETO. É BRINCADEIRA!

  5. Estou desapontado com a lei devido ter deixado os outdoors de fora, devido ter um em frente ao meu apartamento de mais ou menos uns 30m de altura por 10m de largura, é enorme e não fica nem a 3m da parede do nosso prédio, ou seja está acim...a dos apartamentos, acho isso um absurdo, se por azar isto cair dependendo para qual lado acontecer o prejuízo será enorme e possivelmente com vítimas; do lado os apartamentos e do outro a nova entrada para Rod. Presidente Dutra vindo do aeroporto de Cumbica sentido SP. Li a lei de instalação mas, não vi restrições sobre isso, fora que quando olho pela janela vejo esse monstro na minha frente. Isso pode?


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional