O que é Seguro Fiança Locatícia?

portalvgv 29/08/2011 8
Se você pretende alugar um imóvel ou se você é o proprietário de um que deseja colocar para locação precisa conhecer o Seguro Fiança Locatícia. Ele garante ao proprietário o recebimento em dia dos aluguéis e encargos vencidos, e poupa, ao inquilino, o constrangimento de buscar um fiador.

A especialista Maria Cristina Caldeira conta um pouco mais sobre o assunto.

O que é o Seguro de Fiança Locatícia?
É uma das modalidades de garantia prevista na Lei do Inquilinato (8245/91), que se contrata por meio de uma apólice de seguro, em que o inquilino (locatário) é garantido pela Seguradora, e o proprietário (locador) é o segurado e único beneficiário do seguro.

Como funciona?
Primeiramente o pretendente a locação se habilita junto à seguradora, por uma avaliação cadastral. Aprovado o cadastro, o contrato pode ser formalizado prevendo-se a garantia do seguro. Mediante a apresentação do contrato de locação e do pagamento do prêmio do seguro, a apólice será emitida, podendo ter vigência anual ou pelo prazo do contrato de locação.

No caso de inadimplência do inquilino, após a comunicação à seguradora, o locador terá garantido efetivamente o recebimento mensal dos aluguéis e encargos previstos na apólice, durante todo o curso da ação de despejo até a efetiva desocupação do imóvel.

O que garante?
Além de garantir o pagamento referente à inadimplência do locatário em relação aos aluguéis e encargos legais, o seguro prevê, de forma opcional, a possibilidade de contratação de cobertura para os danos ao imóvel provocados pelo inquilino (exceto os danos provenientes do uso e conservação do imóvel, na forma da lei, aos danos à pintura interna e externa e multa por rescisão contratual). Também estão cobertas as despesas judiciais.

Benefícios
Para o inquilino é a forma mais pratica e ágil, livrando do constrangimento de buscar parente ou amigo para solicitar o já conhecido “fiador”.
Para o proprietário de imóveis é a única forma que efetivamente garante o recebimento dos aluguéis e encargos não pagos pelo locatário, independente de ação judicial, fora demais danos ou prejuízos causados.

E quanto custa o Seguro Fiança Locatícia?
O custo anual do Seguro Fiança fica em média 1,2 aluguel. No entanto, esse valor pode variar, de acordo com a análise de crédito feita pela seguradora.

* Maria Cristina Caldeira é economista e sócia-diretora da Unioncorp Seguros

Veja também:

- O que é VGV?

- O que é Habite-se?

- O que é Incorporação Imobiliária?

- O que é INCC?

- O que é Amortização nos financiamentos imobiliários?

O que é IGP – Índice Geral de Preço?

- O que é Retrofit?

8 Comentários »

  1. Marcos Casa Nova 21/08/2012 às 17:14 -

    Boa Tarde ….

    Somos da Cidade de São Carlos Interior de São Paulo e gostaríamos de obter mais informações sobre este sistema de seguro locação .
    Somos uma IMOBILIÁRIA de porte médio e procuramos Parceria Comercial para esta atividade .
    Possui em nossa Cidade uma Empresa com o nome Porto Seguro com um desenvolvimento com muitas Imobiliária da Cidade .
    Dessa forma necessitamos de encontrar um Parceiro a altura para compor com nossa Imobiliária.
    Aguardo retorno , Caso venha a ser de interesse dos mesmo .

    Att;
    Marcos Casa Nova

  2. VALDETE PEREIRA 18/03/2013 às 23:10 -

    olá queria q vcs mim esclaresesse uma coisa. e q eu aluguei uma casa e a dona mim cobrou doiis alugueis adiantado como seguro fiança. e nao tem abatimento em aluuguel nem devoluçao. isso existe ou ela ta querendo mim da um golpe. agradecida… valdete…

  3. leomar 22/10/2013 às 16:45 -

    Valdete essa cobrança e ilegal, uma vez que o que ela esta propondo não é fiança e sim uma luva.

Comente esta notícia »