NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

O que é Habite-se? Saiba o significado deste termo tão comum no mercado imobiliário

O que é Habite-se? Saiba o significado deste termo tão comum no mercado imobiliário

Você, futuro morador de um apartamento novo, já deve ter ouvido muito falar de um documento que dependemos diretamente para a entrega do imóvel depois de construído, o Habite-se. Mas afinal, você sabe o que é o Habite-se?

É um documento, emitido pela prefeitura local, atestando que o imóvel foi construído seguindo as exigências da legislação municipal onde o empreendimento está localizado. Enfim, é uma certidão que aprova o imóvel como “pronto para ser habitado”.

Para retirar o Habite-se, o proprietário do imóvel, no caso a construtora, faz a requisição junto ao órgão competente da prefeitura, que providencia uma vistoria no local para constatar se o que foi construído realmente condiz com o projeto inicial aprovado na prefeitura.

Veja também:

- O que é VGV? Saiba o significado deste termo do mercado imobiliário.

- O que é Incorporação Imobiliária?

- O que é INCC?

- O que é Amortização nos financiamentos imobiliários?

- O que é Seguro Fiança Locatícia?

- O que é IGP - Índice Geral de Preço?

- O que é Retrofit?



Fonte: Blog da Construtora MBigucci

Comentários

  1. ok

  2. Muito boa e bem clara, porém, ficou a dúvida: Prédios antigos que não possuem Habite-se ou melhor, que nenhum proprietário possui o Habite-se, como resolver?

  3. Comprei um apartamento em 15 de dezembro de 2006 pela imobiliária só tenho documento de compra e venda foi feito direto com a proprietária e a pessoa do cartório sendo que esse apartamento não tem escritura ,eu gostaria de saber se tem como eu legalizar esse imóvel junto a prefeitura e quanto custa. Atenciosamente: Elizabeth martins

  4. Qual o valor de um habite-se?

  5. BOM DIA,COMPREI UM IMÓVEL FINANCIADO PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL QUE JÁ FOI QUITADO,NA ÉPOCA VEIO UM AVALISTA DA CAIXA E APROVOU A COMPRA,MAS NÃO PEGUEI O HABITE-SE,ESTE IMÓVEL JÁ POSSUI A HABITE-SE?

  6. Antes da entrega do Apartamento e certo cobrarem INCC,ou só pode cobrar o IGPM na entrega o Imovél...

  7. uma casa pode ter 2 plantas em um projeto?

  8. A prefeitura exige que todos os proprietários das unidades vendidas pagem o ITIV para liberação do Habite-se, ate ai tudo bem , minha duvida é quanto as unidades ainda a venda (que são minoria) , a prefeitura pode indeferir o Habite-se nesse caso ate que todas sejam vendidas e pagas o ITIV ?

  9. Quero saber se a construtora pode cobrar o habite-se dos moradores após a obra, porquer já que é imóvel novo eu ouvi fala que o mesmo não precisa ser pago e como eu faço pra saber o valor real do mesmo?


Próximo evento

Congresso do mercado imobiliário de Osasco e região

Novos rumos para a produção de moradias

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

APOIO INSTITUCIONAL

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO