NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

O que é Amortização nos financiamentos imobiliários? Saiba o significado deste importante termo dos contratos imobiliários

Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.

Num financiamento imobiliário, a prestação é composta por dois fatores principais: os juros e a amortização (valor que efetivamente reduz o saldo devedor). Desta forma, a prestação é composta pela fórmula: juros + amortização + seguros + taxa de administração.

Os dois sistemas de amortização mais utilizados pelos bancos são:

Sistema de Amortização Constante – SAC: As prestações iniciais são altas e depois vão decrescendo. Desde o início das parcelas já há amortização e como os juros são calculados sobre o residual, que é amortizado, os juros também caem, assim como as mensalidades finais.

Tabela Price – TP: O valor das parcelas é sempre o mesmo. A amortização por prestação é progressiva, enquanto os juros vão caindo. Porém é importante ressaltar que, o desembolso é maior em juros se comparado ao SAC e o saldo devedor demora para começar a diminuir significativamente.

Veja também:


- O que é VGV?

- O que é INCC?

- O que é Habite-se?

- O que é Incorporação Imobiliária?

- O que é Seguro Fiança Locatícia?

O que é IGP - Índice Geral de Preço?

- O que é Retrofit?

Comentários

  1. Tem como mudar da tabela price para a tabela sac?


Próximo evento

O futuro do mercado imobiliário de Ribeirão Preto

Descubra novas possibilidades de atuação

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

APOIO INSTITUCIONAL

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO