José da Silva Aguiar apresenta os números de cenário atual do setor imobiliário


Durante sua palestra no Construindo o Grande ABC, superintendente abordou os principais dados do mercado nacional



José da Silva Aguiar apresenta os números de cenário atual do setor imobiliário

José da Silva Aguiar, superintendente técnico da ABECIP (Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança), foi um dos palestrantes da edição 2014 do Construindo o Grande ABC – que aconteceu no último dia 29 de outubro. Debatendo as perspectivas para o crédito imobiliário em 2015, Aguiar comentou os principais pontos do crédito imobiliário no Brasil, como o crescimento da economia, os índices de financiamento e o potencial do mercado.

O superintendente começou a palestra apresentando dados do Brasil na década de 90 para então, apresentar os dados do Brasil dos anos 2000, abordando as variações anuais do PIB (Produto Interno Bruto) e do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e o quanto isso influencia nos preços do setor.

Segundo Aguiar, o setor imobiliário está firmado em quatro pilares, sendo eles: emprego, renda, confiança e inadimplência. Por sua vez estando eles ligados entre si, os números apresentados mostram que nos últimos dez anos, não houve deterioração, ou seja, saiu de uma estagnação para um período de crescimento.

Potencial de mercado
Atualmente, o crédito imobiliário no Brasil corresponde a 9,3% do PIB, cerca de 7,5% a mais do que no ano de 2007. Esse aumento corresponde a um fator importante: os brasileiros estão comprando sua casa própria cada vez mais cedo, principalmente aqueles com até 35 anos – que hoje, compõe a maior parte da população.

Mesmo com o aumento na aquisição de casa própria, 18% do total das famílias brasileiras ainda pagam aluguel, isso corresponde a um total de 11,7 milhões das 65,1 milhões de famílias brasileiras. O palestrante explica que nós “passamos por um momento em que o mercado imobiliário saiu de 20 anos de estagnação para o crescimento, dado a grandes acertos que foram feitos na economia. Conseguimos viver um período de estabilização, que não se tinha nesse país” finaliza Aguiar.


Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional