De janeiro a agosto, Fundos de Investimento Imobiliário cresceram 35%


A rentabilidade do investimento em imóvel é a maior e a menos suscetível a perdas do capital investido

Segundo a BM&FBovespa, o mercado imobiliário brasileiro cresceu e trouxe oportunidades para investidores pessoas físicas e jurídicas. Por conta disso, a bolsa de valores brasileira lançou o Índice de Investimentos em Fundos Imobiliários (IFIX), índice que avalia a atuação de uma carteira de ações teórica para refletir o comportamento do mercado de ações brasileiro.

Pesquisa realizada pela Rio Bravo Investimentos aponta que nos últimos sete anos o retorno anual dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) tem superado o CDI e o Ibovespa. O estudo, realizado com 15 fundos que existem desde 2005, demonstra que esses ofereceram rentabilidade média anual de 28,3%, contra 12,6% do CDI e 10,9% do Ibovespa.

Em comparação ao valor dos oito primeiros meses do ano passado, o volume de cotas negociadas este ano na bolsa cresceu 80%. Foram 1,6 bilhões de cotas negociadas nos primeiros oito meses deste ano, contra 912 milhões de cotas em todo o ano passado.

Hoje, a média mensal de negociação dos Fundos é de 205 milhões de cotas. De janeiro a agosto deste ano, 14 novos FII foram registrados na BM&FBovespa. Atualmente, o valor de mercado dos 160 fundos é de 18,1 bilhões de reais.

"Os Fundos Imobiliários são mais sólidos do que outros do mercado de renda variável. Como os ativos, em sua maioria, são imóveis, o investidor sente-se mais seguro, afinal, é um investimento que pode ser visitado e avaliado pessoalmente. Além disso, por conta da valorização do imóvel e da locação, os FIIs proporcionam ganhos que superam a maioria dos investimentos de qualquer fundo, diz Rogério Santos, CEO da RealtON.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional