Curador do congresso da Expo Arquitetura Sustentável fala sobre o perfil dos profissionais que procuram especialização


Expo Arquitetura Sustentável

A grade de palestrantes internacionais da Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração não para de crescer. O engenheiro e especialista em construções sustentáveis Marcos Casado, curador do congresso da Expo Arquitetura Sustentável apresenta um dos palestrantes internacionais, o português Luís Malheiro. “Ele opera vários prédios que funcionam com o conceito de sustentabilidade, mas o principal recado que queremos passar é que, assim como o projeto e a construção destes greenbuildings é diferenciada, a operação e manutenção também devem ser, pois caso contrário todo o esforço anterior pode se perder ao longo do tempo na operação e uso. De fato, a operação do imóvel é o momento que pode causar maior impacto, pois construímos um edifício para operar durante 50, 60, 70 anos. Luís Malheiro é presidente do Grupo LM, e apresenta o painel "Estratégias para o Conceito e Operação de Greenbuildings", no dia 27 de agosto, às 14h.

Mas como chegar a esse mercado que conquista cada vez mais profissionais? Casado também explica que aqueles que procuram a especialização em construções verdes são, geralmente, engenheiros civis, mecânico, elétricos, ambientais e arquitetos. “Esses profissionais estão percebendo que o mercado de construção está mudando e exige das edificações desempenhos energéticos e ambientais. Por isso, eles precisam se atualizar para atender estas novas exigências do mercado. Cada profissional tem uma estratégia diferente para se posicionar, mas sempre buscando soluções de projeto e envoltórias, sejam elas soluções passivas – como iluminação natural, brises, captação de água pluvial, ventilação natural – ou ativas - climatização mecânica, elevadores de alta eficiência, automação – como se vê em prédios comerciais”.

Para o especialista diretor da Sustentech, consultoria especializada em desenvolvimento sustentável, hoje ainda são poucos os cursos de graduação – em arquitetura ou engenharia que abordam temas, mas estes têm se destacado. “Ainda temos muito o que caminhar neste sentido, buscando capacitar também a formação de profissionais nos cursos profissionalizantes e técnicos e não só em nível superior."

Entre outros destaques da Conferência estão Chris Luebkeman, diretor global de Tendências e Inovações da Arup (EUA), Prashant Kapoor, especialista em sustentabilidade e negócios ambientais da IFC, do Banco Mundial, e Jerry Yudelson, presidente da Green Building Initiative. O time de especialistas brasileiros tem nomes como Marcos Penido, secretário da Habitação do Estado de São Paulo e José Joaquim do Amaral Ferreira, diretor da Fundação Vanzolini, detentora do selo AQUA. O primeiro dia de conferência abordará projetos verdes e iniciativas públicas. No dia 27, produtos e tecnologias serão debatidos pelos convidados, e no terceiro dia, certificações. No dia 29, serão efetuadas as visitas técnicas.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional