Construtoras sustentáveis: inscrições abertas para o Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade 2011


Para reconhecer as construtoras mais sustentáveis do país, nos segmentos comercial, industrial, residencial e residencial baixa renda, a ITC – Inteligência Empresarial da Construção, que atua há mais de 30 anos com informações da construção, e o Grupo SustentaX, especializado em sustentabilidade corporativa, de empreendimentos, produtos e serviços, uniram-se e lançaram em 2010 o Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade, que chega agora em sua segunda edição, com inscrições abertas.

O objetivo do Prêmio é distinguir entre as 100 maiores construtoras do país, em levantamento realizado pela ITC pelo critério de m2 construídos, quais mais se destacaram em gestão empresarial sustentável e responsabilidade socioambiental. Em 2010, as construtoras mais sustentáveis foram: a MPD Engenharia na categoria Residencial, a Racional na categoria Comercial e a Rio Verde, nas categorias de Residencial Baixa Renda e Industrial. Para 2011, novos critérios foram adicionados para avaliação de práticas mitigadoras de riscos ambientais e sociais e de sustentabilidade na gestão dos negócios.

O prêmio é único no setor e avalia não apenas as ações ambientais nas obras, mas também questões relativas à gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis. Aspectos sociais também são contemplados tais como respeito à cidadania, contratação e gestão de pessoal, instalações disponibilizadas aos trabalhadores além do relacionamento com a vizinhança, dentre outros.

“O setor da construção civil é um dos que mais impactam as comunidades e o meio ambiente ao mesmo tempo em que geram novas oportunidades e postos de trabalho”, explica Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX. Assim, continua ele, “é muito importante reconhecer e premiar as empresas construtoras rentáveis e competitivas e que, de fato, estão contribuindo para a mitigação de riscos de seus negócios e para a construção de uma sociedade mais sustentável”.

Para Guillermo Guirao, presidente da ITC, distinguir as mais sustentáveis entre as 100 maiores é muito importante também para disseminar as boas práticas de gestão e de campo para toda a cadeia construtiva. “O Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade já começa também a se tornar um guia para os investidores e também para os que procuram imóveis, já que materializa o respeito da empresa premiada pelos seus acionistas, aos seus colaboradores e à sociedade em geral”, finaliza.

Como participar?
Para se candidatar ao prêmio, a construtora deverá estar listada entre as 100 maiores, em levantamento realizado pela ITC. Além disso, devem apresentar as seguintes documentações: inscrição no SICAF – nível 3 (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, emitido por órgãos do governo federal, comprovando a regularidade jurídico fiscal da empresa); comprovar que é signatária do Pacto Global da ONU; declaração de ausência de processos ambientais por parte de órgãos públicos; comprovação de que não se encontra nas listas de trabalho escravo e infantil do Ministério do Trabalho, e descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades de sua atuação. Passando por estes pré-requisitos, a candidata deve enviar planilha de avaliação respondida, com itens referentes aos seus procedimentos para uma gestão sustentável, para a preservação ambiental em obra e de respeito à cidadania nos canteiros.

Com as respostas, a equipe da SustentaX realizará auditorias nos canteiros e solicitará as comprovações documentais correspondentes.

A planilha com os critérios de avaliação está disponível para download: http://www.gruposustentax.com.br/criterios2011.pdf

* Veja também: Lista de prêmios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional