Cai oferta de imóveis para venda na Zona Sul do Rio de Janeiro


Cai oferta de imóveis para venda na Zona Sul do Rio de Janeiro

Alguns dos bairros mais procurados na Zona Sul do Rio de Janeiro tiveram queda na oferta de imóveis avulsos para venda no período de junho de 2009 a março de 2010, de acordo com estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação (Cepai) do Sindicato da Habitação (Secovi Rio). No Jardim Botânico, houve queda de 42% na oferta de unidades para venda. O Leblon vem em segundo lugar, com redução de 35,5%, seguido da Lagoa, com -34,5%. Botafogo, com -24%, completa a lista.

Para a vice-presidente de Desenvolvimento do Secovi Rio Maria Teresa Mendonça Dias, que coordena as pesquisas do Cepai, a redução na oferta e o aumento da procura é um dos fatores causadores dos aumentos de preços em várias regiões da cidade.

A valorização, entretanto, tem outros motivadores, entre eles a proximidade dos grandes eventos esportivos e a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora, que vem trazendo tranquilidade para o mercado. "A pesquisa comprova que esse é o momento ideal para quem pretende escolher os imóveis como opção de investimento, em vez das aplicações financeiras tradicionais", afirma a executiva, lembrando que a redução das taxas de juros e a instabilidade dos mercados também contribuem.

No geral, a oferta de imóveis avulsos para venda na cidade olímpica caiu 9,3% de junho de 2009 a março de 2010. No lado oposto, bairros das Zonas Norte e Oeste, como Irajá, Jacarepaguá e Inhaúma, foram alguns dos que apresentaram maiores taxas de crescimento na oferta para venda. No primeiro, esse acréscimo foi de 43,3%. Jacarepaguá (33,8%) e Inhaúma (33,7%) vêm em seguida.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional