Aumenta locação de imóveis em janeiro


A chegada de novos estudantes e profissionais que se mudaram para a capital dobrou a procura por alugueis residenciais no mês de janeiro. Movimentação deve continuar em fevereiro

O início do ano, vésperas do recomeço das aulas, permanece como o período mais movimentado para locação de imóveis residenciais. De acordo com levantamento de mercado feito pela URBS, uma das maiores imobiliárias de Goiânia, a participação no volume das locações de imóveis residenciais representou 80% do total dos contratos assinados no primeiro mês deste ano. Esse comparativo é feito pelo volume de contratos firmados de imóveis para moradia ante imóveis comerciais.

De acordo com informações do Sindicato da Habitação em Goiás (Secovi-GO), o crescimento na procura por imóveis residenciais para alugar pode dobrar em janeiro, na comparação com outros meses do ano. A migração de estudantes e residentes vindos do interior do Estado pode ser considerado como o fator de crescimento desses índices. Além de novos acadêmicos, Goiânia recebe também profissionais transferidos de empresas de outros estados. O Secovi constatou que esse comportamento começa a aumentar em dezembro e se mantem aquecido até o final de fevereiro, mas o mês de janeiro registra os maiores picos de locações na capital.

Na URBS, esta realidade se confirma. Pelo menos nos últimos dois anos, os meses de janeiro registraram as maiores altas nesses índices, 88% em 2013 e 86% no primeiro mês de 2012 do total de contratos assinados. De acordo com o gerente comercial da URBS, Geraldo Rodrigues, esse aumento da demanda por alugueis residenciais é bem acentuado, mas o mercado esta preparado para atender a essa demanda. “Também temos muitas famílias de outros estados mudando para a capital”, disse.

Histórico
Em 2010, o total de locações de imóveis residencias foi de 66% em dezembro, no comparativo com imóveis comerciais, enquanto que no mês seguinte, já em 2011, este percentual subiu para 88%. O cenário positivo para janeiro também se repetiu no ciclo seguinte, em dezembro de 2011 as locações de imóveis residencial representaram 78% em relação ao total de imóveis alugados, enquanto que janeiro de 2012 o resultado foi quase 10% superior, equivalente a 86%. A variação positiva para o primeiro mês do ano também pode ser constatada em 2013, que registrou 88% de procura por residências, ante 84% em dezembro de 2012.

De acordo com o levantamento da imobiliária, a alta na movimentação das locações residenciais deve continuar em fevereiro. Geraldo também ressalta que, apesar do pico acontecer em janeiro, fevereiro e julho - meses de férias escolares - a diferença do volume de locações nos demais meses do ano diminuiu. “Antes, elas aconteciam pontualmente nos meses de férias e caiam durante os outros meses. Isso vem mudando”, disse.

Cuidados na hora de alugar
• Verificar se há trincas nas paredes do imóvel, elas podem indicar problemas estruturais
• Verificar as condições do piso, pintura e esquadrias
• Verificar se tem algum tipo de vazamento de água e infiltrações em especial nos banheiros, cozinha e área de serviços
• Verificar a existência de manchas amareladas nas paredes e no teto, elas podem indicar goteiras e infiltrações
• Recomenda-se testar a descarga dos vasos sanitários bem como todas as torneira
• Acompanhar a vistoria do imóvel que está alugando

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional