Análise dos fatores que afetam as Estratégias das Incorporadoras e Construtoras de Imóveis Residenciais na Cidade do Rio de Janeiro


Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio. Aprovada pela Comissão Examinadora.

Resumo


Em função da estabilidade econômica do País e do aumento da renda da população, o setor de construção civil vem se destacando como gerador de negócios nos últimos anos. No negócio imobiliário habitacional existe um amplo leque de empresas, com algumas divisões definidas, tais como aquelas que só atuam em mercados de baixa renda ou as especializadas em imóveis com lazer. A estabilização do crescimento da indústria da construção civil habitacional e a valorização dos imóveis a partir de 2012 levaram o mercado imobiliário a se tornar ainda mais competitivo. Para manterem-se lucrativas as construtoras e incorporadoras precisam ajustar suas estratégias buscando atender às expectativas dos seus consumidores, superando os concorrentes e se ajustando à nova dinâmica do mercado. Neste contexto, este trabalho visa identificar, pela percepção dos especialistas do mercado imobiliário e dos gestores de empresas, quais são os fatores ambientais que mais afetam a formulação da estratégia dos grupos estratégicos de empresas atuantes na construção civil habitacional, formados com base na teoria de Michael Porter sobre grupos estratégicos. Para tal, foi realizado estudo qualitativo se utilizando de entrevistas semiestruturadas com especialistas do mercado imobiliário e gestores de construtoras-incorporadoras atuantes no Grande Rio. Os resultados indicam a existência de grupos estratégicos de empresas muito influenciados pelo seu porte, segmento alvo e estratégia competitiva genérica. Vários fatores foram identificados como importantes à formulação da estratégia competitiva neste setor, podendo-se destacar a atuação do governo, o poder de barganha dos donos de terrenos, a competição dentro do setor, aumento dos custos, as mudanças socioculturais em curso e o crescimento econômico da cidade nos últimos anos.

Sobre a autora: Carolina de Araujo e Cunha


Graduou-se em Comunicação Social na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing – 2009. Possui quatro anos de experiência em planejamento de comunicação para empresas de diversos setores, como indústrias, comércio e serviços. Nos últimos três anos trabalhou na equipe da Agência 3, Agência de Publicidade parceira responsável pela expansão dos empreendimentos do segmento econômico da Construtora Rossi Residencial, em território nacional. Atualmente trabalha como executiva da PS10 - Agência de Publicidade - focada no mercado imobiliário, atendendo clientes incorporadores e a Imobiliária Brasil Brokers.

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Observação: Trabalho acadêmico cedido espontaneamente pelo(a) autor(a) a título gratuito para publicação. O referido trabalho/relatório não configura necessariamente a opinião do Portal VGV.

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