9ª Conferência Marketing Imobiliário: saiba como foi




* por Bruno Lessa

Esta semana aconteceu em São Paulo a 9ª edição da Conferência Marketing Imobiliário, evento promovido anualmente pelo Informa Group que reúne líderes e profissionais do setor para troca de experiências, mesclando aprendizado e networking.

Com muito orgulho, aceitei o convite para ser o presidente de mesa do congresso, conduzindo a interação entre todos os palestrantes e participantes, provocando alguns questionamentos, e pude ver sob uma outra ótica para onde está caminhando o mercado e o futuro de nossa profissão.

De início, o que mais me chamou à atenção foi a forma como a programação do evento foi estruturada. Há poucos anos atrás, era comum vermos palestras e painéis que debatessem investimentos online e tecnologia em geral como “inovação”, algo que precisava ser implantado nas organizações como uma quebra de paradigma. Felizmente conseguimos ultrapassar esta barreira e esta nova mentalidade já está absorvida nas nossas empresas. Hoje, a tecnologia em geral já faz parte do nosso dia-a-dia de forma tão natural que conseguimos falar sobre ela com foco nos resultados que elas proporcionam, e não explicando as ferramentas em si.

Outro ponto de destaque é a abrangência de ações e iniciativas que o segmento imobiliário tem feito para poder se aproximar dos seus clientes. Foram apresentados cases de ações que vão muito além da tradicional campanha publicitária. Diogo Horn, diretor do grupo gaúcho de mídia Imóvelclass, mostrou como eventos imobiliários podem fazer não somente uma venda, mas também mexer com todo o sentimento de um mercado. Assim como o Feirão da Caixa que acontece em todo o Brasil, o Salão do Imóvel promovido por sua empresa já é realizado em diversas cidades, gerando resultados concretos para todos que participam (e quando digo todos, me refiro a todos mesmo: clientes, incorporadores, imobiliárias, corretores, fornecedores e toda a cadeia imobiliária).

A interação com o público também é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Mostrar que ele tem importância, que a empresa o conhece bem e valoriza o que ele busca, é condição sine qua non para um relacionamento de longo prazo. Neste ponto, a capixaba Morar Construtora mostrou que sabe fazer isso com maestria, conforme apresentou Flavia Roncetti, Gerente de Marketing e Vendas. A premiada campanha #douvalor conquistou não somente os clientes e colaboradores da empresa, mas também todos os participantes da conferência que utilizaram o bordão para falar de coisas boas durante o evento. Na esteira do relacionamento, também está a Direcional Engenharia que, apesar de ser uma gigante do setor, consegue se relacionar com seus clientes graças a uma estratégia muito bem elaborada pelo planner Fabricio Gimenes da agência Plan B em conjunto com Gabriela Brasil, responsável pelo marketing digital da Direcional.

Perspectivas para o futuro do marketing imobiliário também foram tratadas na conferência. Rodrigo Iannuzzi, VP de Marketing e Parcerias do portal Viva Real, mostrou que o mundo caminha a passos tão largos que muitos itens que considerávamos distantes há um tempo atrás, como usar um robô voador para filmar empreendimentos , hoje já fazem parte da rotina de muitas empresas. A propósito, Rodrigo estava com o Google Glass demonstrando o que esta tecnologia já pode fazer para o mercado imobiliário.

O evento também mostrou que nem só de empreendimentos residenciais padrão vive o mercado imobiliário. As oportunidades muitas vezes podem estar em segmentos pouco explorados, como é o caso do mercado de segunda residência luxo que, segundo o presidente do Grupo Izoton, Lucas Izoton, ainda engatinha no Brasil e possui um enorme potencial. Lucas mostrou seu novo empreendimento em Pedra Azul, região turística do Espírito Santo, e abordou os desafios para se fazer a comunicação deste tipo de produto. “Além de vender o empreendimento, você precisa vender o destino”, afirmou.

Mauricio Costa, Gerente de Relacionamento da incorporadora Even, mostrou que o CRM e o relacionamento com o cliente pode ir muito além do básico. Em uma palestra rápida, prática e objetiva, Mauricio mostrou que olhar para a base com atenção pode trazer muito mais do que satisfação para o cliente: pode trazer resultados financeiros para o negócio. Em sua própria base, a Even conseguiu se antecipar a diversas demandas e descobriu oportunidades de novos negócios e redução de custos. Ainda usando a informação como combustível para o sucesso, o presidente da Datastore, Marcus Araújo, mostrou como o perfil do consumidor mudou ao longo dos anos e como os produtos imobiliários foram se adaptando para atendimento a estas necessidades.

A complexidade e os desafios para se fazer um lançamento imobiliário também foram retratados na apresentação de Ricardo Rocha Leal, Superintendente Comercial e de Marketing da Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário. Com a experiência de quem possui 18 anos de experiência, Ricardo mostrou que há muitos elementos a se considerar antes de realizar um lançamento, e que neste ponto é fundamental a sinergia entre todos os departamentos da empresa, pois o que o marketing faz tem impacto em obras, que impacta em suprimentos, e por aí vai. Além disso, contar com o suporte de uma agência especializada na área é fundamental.

Os corretores de imóveis, peça-chave e força motriz do mercado imobiliário, não poderiam ficar de fora. Raphael Nikson, diretor de criação da FastDong com trabalho realizado para as principais empresas do ramo imobiliário do Brasil, mostrou técnicas para divulgar e fidelizar os corretores de forma objetiva, alavancando o valor das vendas e trazendo resultados consistentes para o negócio. Fidelizar os corretores é tão importante quanto fidelizar os clientes.

Devido a compromissos profissionais, infelizmente não pude comparecer no último dia de conferência, mas a julgar pelos temas e nomes dos profissionais envolvidos, como Vanessa Braun (gerente de Marketing da Ager Incorporadora), André Bergholz (diretor da Adventure Tech), Rodrigo Gadelha (Chief Digital Officer da Eugenio Comunicação e Marketing), Eduardo Perin (Gerente de Gestão de Serviços da Gafisa), Luis Deak (Superintendente da Lopes Corporate), Alex Born (Diretor Executivo da XBL Consultoria e Treinamento), não resta dúvidas de que esta edição da conferência foi um completo sucesso.

A 9ª edição da Conferência Marketing Imobiliário contou com o apoio oficial do Portal VGV (www.portalvgv.com.br), um dos principais sites do país direcionados ao segmento imobiliário.

* Bruno Lessa é publicitário e pós-graduado em Marketing pela USP, com mais de 10 anos de atuação na área. É editor do Portal VGV (www.portalvgv.com.br), site referência em marketing imobiliário, e diretor da agência Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), além de membro do comitê de marketing da Associação dos Construtores, Incorporadores e Imobiliárias. Foi o presidente de mesa da Conferência Marketing Imobiliário neste ano.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional