Dicas de um bom networking no mercado imobiliário


Por Gustavo Feola*

Articulista Gustavo Feola

Os corretores do mercado imobiliário, em sua maioria, são comunicativos, gostam de interagir com muitas pessoas, têm habilidade nas conversas e principalmente mantém um bom relacionamento no seu bairro, cidade ou região.

Digo a maioria, porque isso deveria ser 100%, mas infelizmente nem todos têm essa habilidade e, para trabalhar no mercado imobiliário com intermediação de imóveis, é fundamental ter essa interação, esse envolvimento com as pessoas, ser um bom ouvinte e saber expressar argumentos técnicos ou comerciais que efetivem o negócio.

O networking – as relações interpessoais – poderia ser tratado como uma matéria na escola desde nossa infância, um aprendizado para toda a vida. Não falo isso só por negócios, mas pela própria arte de viver, pelas experiências, desde quando vamos a um parque, a um restaurante, a uma reunião de nossos filhos no colégio, e assim por diante.

Agora, de volta ao nosso mercado, o corretor que não tem um bom relacionamento pode ficar limitado em fazer negócios mais pontuais ou menores. Por isso, temos sempre que ficar antenados, procurar conhecer novas pessoas, aproveitar as oportunidades, e claro, levar os cartões de visitas sempre junto ‘para cima e para baixo’, mesmo que for para uma simples ida à padaria. Nunca se sabe quem vamos encontrar pela frente.

Outra dica muito importante é jamais subestimarmos um cliente, não julgarmos pela roupa, carro ou pelo jeito de ser. Isso vale também para nós, corretores. Procure sempre escutar, aprender e ensinar. É nas trocas, nas idas e vindas, que conhecemos outras pessoas e as redes se expandem.

A expressão “quem não se comunica se trumbica”, como já alertava o sábio velho guerreiro Chacrinha, serve bem para esse tema. Na hora da sua comunicação, seja elegante, saiba escutar, seja receptivo, não tenha medo. Vá em frente e faça um bom negócio!

* Gustavo Feola é diretor-geral da Gustavo Feola Negócios Imobiliários.

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