Arquiteta dá dicas de decoração e fala sobre tendências nos ambientes


Arquiteta dá dicas de decoração e fala sobre tendências nos ambientes

Assim como na moda, a decoração de ambientes também passa por modificações e novos hits. A arquiteta Christiane Ângelo, do Núcleo Paulista de Arquitetura e Decoração fala sobre as novas tendências, texturas, cores e como usar melhor os espaços, tornando os ambientes mais aconchegantes.

“Vejo como tendência hoje, a criação de espaços mais aconchegantes, voltados para os próprios moradores”, diz a arquiteta que ressalta que a decoração não é mais uma ostentação para o visitante e sim algo para ser desfrutado pelo dono da casa.

Neste contexto de ambientes mais confortáveis as cores neutras e texturas mais sóbrias estão em alta. Mármore em acabamento natural, papéis de parede, revestimentos de placa cimentícia e casca de coco são alguns dos exemplos que a arquiteta dá para quem quer aliar estética e conforto. Em geral, todo o material que remete à sustentabilidade está em alta.

Quando se trata de decoração étnica a dica da profissional é criar redutos para aquela temática. “Não é desejável que elementos que remetam ao ambiente temático sejam colocados nos outros ambientes. Assim, criamos um reduto exclusivo e destacado” diz Christiane.

A utilização de mobiliário mais baixo, a aplicação de rodapés e rodatetos altos e claros valorizam ambientes menores. Além disso, a arquiteta recomenda que haja uma atenção com o que chama de fluidez do olhar, ou seja, a eliminação de barreiras visuais como paredes, bloqueios altos e objetos muito grandes. Essas dicas ajudam a dar amplitude aos pequenos cômodos.

Mas e as velhas peças e tendências de mobília e acessórios de decoração, devem ser banidos? Não! A arquiteta indica que peças diferenciadas, bem como cores e texturas sejam incorporadas ao projeto de decoração. “Compondo com os outros elementos da decoração de maneira adequada, todos os materiais são possíveis de aplicação”, diz a profissional.

Outra dúvida que pode ser gerada na hora de mudar um ambiente como a sala de estar é o uso ou não da velha estante. Christiane explica que hoje essa peça de mobiliário continua em uso, mas em outros ambientes como bibliotecas, home offices ou locais destinados para leitura e estudos.

“Busco saber quais as preferências da família. Quando gostam de colecionar livros, crio um local especial para leitura, da mesma forma os apaixonados por cinema, têm um espaço garantido para guardar seus DVD`s e os amantes por música idem. Desta maneira o morador tem seus objetos sempre a mão e nos espaços em que o utiliza”, explica Christiane.

Para finalizar, o uso de plantas para compor os projetos é uma forma de dar vida aos ambientes. “Utilizo plantas naturais mas, quando quero o efeito de uma determinada planta e esta não suporta sombra, recorro as plantas artificiais ou permanentes. Hoje é possível encontrar plantas artificiais com uma semelhança incrível com a planta natural”, finaliza explicando que deve-se dar prioridade às áreas sociais na hora de utilizar plantas, usando vasos, cachepot e até alguns tipos de arbustos.

Comentários

  1. O assunto publicado e de mta valia para profissionais interessados na area de decoraçao , parabens! gostaria de esta informada das novidades.


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional