Hello world!

São José do Rio Preto: pioneirismo em loteamentos e principais destaques do ano


O Estudo do Mercado Imobiliário de São José do Rio Preto, realizado anualmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) em parceria com a Robert Michel Zarif Assessoria Econômica, apurou que foram lançadas na cidade 3.147 unidades, volume 635% superior ao período anterior, quando os lançamentos totalizaram 428 residências. Os dados são referentes a junho de 2018 e maio de 2019.


Nesse mesmo intervalo, o Sindicato também aponta que foram comercializados 1.911 imóveis novos no município. O resultado representa uma elevação de 12,7% em relação às 1.696 residências vendidas e contabilizadas no levantamento passado. 


Vale destacar que, os imóveis de 2 dormitórios econômicos sobrepuseram-se em todos os indicadores registrando a maior quantidade de lançamentos (2.839 unidades), vendas (1.725 unidades), oferta final (1.260 unidades), VGV (R$ 261,4 milhões) e o melhor desempenho de comercialização, que atingiu VSO (Vendas sobre Oferta) de 57,8%, resultado da divisão das 1.725 unidades vendidas em relação aos 2.985 imóveis em oferta.


Segundo Alessandro Nadruz, diretor regional do Secovi em São José do Rio Preto, o resultado do estudo anterior, realizado entre junho de 2017 e maio de 2018, foi uma clara demonstração dos impactos da crise econômica. “O levantamento atual reflete a retomada da confiança de consumidores e dos empreendedores, e mostra que o mercado de Rio Preto dá sinais evidentes de recuperação.” Esse comportamento segue tendência observada na capital paulista, no Estado e em boa parte do País no ano passado. “Inclusive no que se refere ao produto com maior aderência e que mais se destacou no período: os imóveis econômicos de 2 dormitórios, com valores até R$ 230 mil, enquadrados nos parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida”, comenta o dirigente.  


Em termos de estoque, Rio Preto encerrou maio de 2019 com a oferta final de 1.650 unidades disponíveis para venda. O volume representa um crescimento de 101,5% em relação às 819 unidades não comercializadas no período anterior. Esta oferta é formada por imóveis na planta, em construção e prontos (estoque), lançados nos últimos 36 meses (junho de 2016 a maio de 2019). 


Pioneirismo em loteamentos

Em 2018, foram protocolados 525 projetos de loteamentos no Estado, ante os 529 formalizados no ano anterior.

No ranking dos 10 municípios com mais lotes aprovados no Estado de São Paulo entre 2010 e 2018, Rio Preto aparece na primeira colocação, com 92 projetos, 47.499 unidades e participação de 4,20% no total. “O mercado de loteamentos segue bastante aquecido em nossa região. Temos muitas empresas buscando áreas para lançamentos e algumas variáveis econômicas estão trazendo fôlego, novas perspectivas e um otimismo considerável para o setor”, analisa Alessandro Nadruz. 


Fonte: Secovi-SP



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

O futuro dos lançamentos imobiliários em São Paulo

Diálogos VGV

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional