Hello world!

Tempos de coronavírus, tempo de trabalho em casa


O isolamento é essencial à segurança sanitária, pessoal e coletiva, a fim de evitar os malefícios do coronavírus. Por isso, ganha importância o trabalho a distância, em casa ou em regime de coworking (ambiente compartilhado). Pensando nisso, algumas organizações ligadas à tecnologia e ao ensino a distância já disponibilizaram, via web, material que orienta como realizar bem o trabalho de corretagem de imóveis sem sair de casa, exceto no essencial, é claro. É o chamado home office. Os dez principais conselhos são os seguintes:


1. Ao levantar-se, tome seu banho e vista-se como se fosse para o escritório. Assuma a higidez natural do trabalho convencional. Isso o/a ajudará a entrar e permanecer no clima profissional. Jamais trabalhe de pijama ou somente com roupas íntimas. De repente, você poderá ser chamado/a para uma videoconferência.


2. Lembre-se: você será seu próprio staff. Não terá à sua disposição uma secretária trazendo e levando papéis, fazendo ligações e servindo cafezinho. Nem pense em pedir isso à esposa/marido, filha, irmã ou empregada doméstica.


3. Não confunda home office com férias. Nada de praia, shopping, passeio com a família. Lembre-se de que seu objetivo é trabalhar de forma diferenciada, evitando aglomerações ou contatos desnecessários.


4. Jamais trabalhe no corredor, cozinha ou área de serviço e, muito menos, no quarto, sobre a cama. Escolha a sala ou escritório residencial (se tiver), de preferência com portas fechadas. Mas boa iluminação e ventilação natural são altamente recomendáveis.


5. Nem pense em ligar a TV. Troque-a por um radinho com música suave e som baixo.


6. Não se entretenha com crianças ou animais de estimação. Se os tiver em casa, trate de mantê-los em outro ambiente, de preferência isolado de som. Barulho ou ruídos podem prejudicar a comunicação e a qualidade do trabalho levando à perda de negócios.


7. Estabeleça horários para começar e terminar o trabalho, com intervalos predefinidos para almoço e lanche, como se estivesse em seu escritório.


8. Deixe claro aos seus familiares que você não estará disponível para eles, exceto nos horários de parada (almoço e lanche).


9. Comunique-se frequentemente com seus diretores, gerentes e colegas de trabalho.


10. Cuide de sua saúde e dos seus próximos: lave as mãos com sabão a cada hora e evite passá-las nos olhos, nariz e boca; mantenha álcool em gel à disposição; ao espirrar ou tossir, proteja nariz e boca com guardanapo descartável ou com o braço semidobrado; use máscara quando em contato com terceiros desconhecidos; higienize frequentemente óculos, teclados, telefones, maçanetas, corrimãos, etc..


A tecnologia favorece o trabalho a distância. Podemos facilmente mostrar um imóvel por meio de videochamada, ou fazer um passeio virtual usando o site meupasseiovirtual.com.br. Também é possível enviar documentos pelo Google Drive e até fazer anúncios sem sair de casa usando outras ferramentas do Google, do FB ou seu próprio e-mail. Aos interessados, acessem: http://bit.ly/2IWuEY4



 

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – Mar/2020



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional