Hello world!

Venda de imóveis novos sobe 2,2% em 12 meses, segundo Indicadores da Abrainc


Somente o Minha Casa Minha Vida foi responsável por 70% das vendas


De acordo com informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Brasileiras (Abrainc), os lançamentos de imóveis somaram 2.641 unidades em janeiro de 2019, totalizando 109.191 unidades nos últimos 12 meses – volume 30,0% superior ao registrado nos 12 meses precedentes. Já as vendas de imóveis novos pelas empresas associadas somaram 6.482 unidades em janeiro, colaborando para um total de 113.258 unidades vendidas nos últimos 12 meses – resultado que corresponde a uma alta de 2,2% no período.


Considerando apenas os empreendimentos residenciais, a maior parte dos lançamentos (79,6%) e das vendas (70,2%) contabilizadas nos últimos 12 meses correspondem a unidades do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), ao passo que os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) foram responsáveis por 20,4% das unidades residenciais lançadas e 29,8% das unidades residenciais vendidas no mesmo período. O resultado reforça a importância do programa MCMV, iniciativa governamental que completou 10 anos em março deste ano, tanto no que diz respeito ao acesso à moradia quanto no impacto sobre a incorporação imobiliária e à cadeia de valor.


Já em termos de comportamento, os empreendimentos residenciais contabilizaram avanços de 28,8% e 2,8%, respectivamente, no volume de lançamentos e vendas de imóveis novos nos últimos 12 meses. Entre os segmentos residenciais, é possível ainda destacar a e a manutenção do bom desempenho do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com avanço de 32,3% no volume de lançamentos, e alta de 7,7% nas vendas nesse intervalo, bem como os lançamentos de Médio e Alto Padrão (MAP), que registraram alta de 16,7% nos 12 meses encerrados em janeiro de 2019. As vendas do segmento Médio e Alto Padrão, por outro lado, declinaram 7,0% nos últimos 12 meses na comparação com o período anterior.


Fonte: http://downloads.fipe.org.br/content/downloads/indices/abrainc/release-indicadores-201903.pdf


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional