Hello world!

Vale a pena comprar imóveis para alugar em 2021?


Quem planeja investir no mercado imobiliário precisa estar atento aos números e variações, especialmente quem tem o objetivo de alugar o imóvel comprado. Muitos brasileiros acreditam que esse seja um dos melhores caminhos para garantir uma renda fixa e até sonham em viver apenas com esse tipo de rendimento. Além de verificar as porcentagens e pesquisas do setor, é importante que o comprador avalie sua situação específica e o imóvel escolhido.


A principal pergunta é: essa modalidade ainda vale a pena? A resposta para essa pergunta depende do que você busca, seu orçamento e planejamento para o futuro. É um fato que existem possibilidades interessantes no mercado, mas é necessário ficar atento às oportunidades corretas e avaliar cada caso específico.


Vamos observar nesse texto alguns pontos de atenção e fatores a serem observados para orientar uma boa decisão na hora desse investimento.


Pesquise sobre a região e entenda a concorrência

Ao pensar em comprar um imóvel para alugar é importante planejar o futuro. Para isso, você precisa estar ciente de fatores como os benefícios e desvantagens da região, a média de valor dos imóveis, a infraestrutura e segurança do bairro, a existência de projetos e novas construções, e outros.


Tudo isso pode impactar diretamente seus planos, positiva e negativamente. Então não deixe de pesquisar sobre esses fatores e conversar com vizinhos e pessoas que conhecem bem as redondezas.


Avalie a lucratividade

Para isso, é importante colocar na ponta do lápis todos os custos que você terá com o imóvel, desde o momento da compra, passando pelos momentos que estará vazio e durante os períodos alugados. Depois, compare com os lucros que ele pode gerar, considerando o valor do aluguel e os descontos e taxas.


Muito cuidado com a ideia de comprar um apartamento na planta na esperança de que ele vai valorizar durante um certo período de tempo para gerar lucro de venda no futuro. Isso nem sempre acontece, então avalie com cuidado e conte com o suporte de um corretor imobiliário, profissional especializado que pode te ajudar nesse processo.


O imóvel tem documentação?

Este é um outro fator decisório para ter um processo de compra rápido e tranquilo, isso porque para conseguir alugar o imóvel precisa contar com segurança jurídica que você e seu locatário necessitam.


Uma das opções para isso é comprar de incorporadora. Geralmente as incorporadoras possuem imóveis na planta, em obras, lançamentos ou prontos para morar, porém, todos são novos e têm a documentação regularizada.


A escolha da casa nova é muito importante e, por isso, conte com especialistas qualificados para te ajudar em todos os momentos.

O Homer fechou parceria com as grandes incorporadoras de São Paulo, tudo em um único lugar. São imóveis novos: lançamentos e prontos para morar, perfeitos para a sua necessidade..


Escolha um local com alto potencial de aluguel

É recomendado investir em apartamentos em zonas urbanas de alta procura. Dessa forma, suas chances de manter o imóvel alugado e não perder muito tempo e dinheiro com ele desocupado são maiores. 


Esse tipo de localização geralmente oferece imóveis menores, com média de 60 metros quadrados. Eles podem ser interessantes por exigirem um investimento menor, atenderem a diferentes públicos, gerarem despesas menores e serem mais fáceis de revender.


Escolha o investimento perfeito para você

Considere cada um desses pontos e compare com outras opções de investimento para descobrir se esse é o melhor para os seus planos. Outro fator indispensável é o suporte de um corretor. Não inicie transações imobiliárias sem esse especialista de mercado que dedica sua carreira, tempo e estudo para te ajudar a encontrar o imóvel perfeito, seja para sua família, carteira de investimentos ou qualquer outro projeto. Essa decisão pode gerar muitos prejuízos no futuro.


Precisa de financiamento para comprar? Conheça o Homer! O parceiro nº do corretor de imóveis te ajuda com todo o processo burocrático e encontra a melhor taxa, avaliando as ofertas das principais instituições financeiras do país, tudo é um único lugar. Uma das principais vantagens que pode adiantar muito seu processo: liberação de crédito em até 24 horas no Itaú e Caixa Econômica!



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional