Hello world!

Selic subiu para 9,25% aa. Veja impactos no mercado imobiliário


O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) acaba de elevar a SELIC - taxa básica de juros da nossa economia - em 1,5 ponto percentual. Com esta elevação, a taxa que estava em 7,75% a.a. terminará 2021 em 9,25% a.a. O aumento foi em linha com o esperado pelo mercado.


Selic subiu para 9,25% aa - Veja impactos no mercado imobiliário


Financiamento imobiliário corrigido pela Poupança atinge o teto e parcelas devem parar de aumentar

Bruno Lessa, diretor do Portal VGV e fundador do canal Antes das Chaves comenta: “Com esta alta, os financiamentos imobiliários que foram feitos com correção dos juros pelo rendimento da caderneta de Poupança irão atingir o teto e parar de aumentar na proporção que vinham aumentando, pois conforme a regra, sempre que a SELIC passa de 8,5% a.a. o rendimento da caderneta de poupança fica em 6,17% a.a. (equivalente a 0,5% a.m.). Desta forma, é de se esperar uma acomodação nas parcelas de quem optou por este financiamento. O que ainda pode acontecer é um aumento pontual, porém em menor proporção, causado pela correção do saldo devedor pela TR.” Afirma Lessa.


Bancos devem seguir corrigindo suas taxas de juros no médio prazo

“Como a tendência da SELIC ainda é de alta, é possível que os bancos sigam corrigindo suas taxas de juros para o consumidor final nas linhas pré-fixadas. Embora isso não aconteça de forma imediata, os bancos seguem atentos à curva longa de juros e eventualmente podem promover correções, como aconteceu recentemente onde todos os principais bancos corrigiram suas taxas”, afirma Bruno Lessa.


Saiba como comprar o seu imóvel passo a passo de forma segura com o canal Antes das Chaves.




Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional