Hello world!

PIB da construção caiu 2% no primeiro trimestre conforme dados do IBGE


Na área de serviços, as atividades imobiliárias cresceram 0,2% no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre do ano anterior e 3% em relação ao mesmo período de 2018. No acumulado dos quatro últimos trimestres comparado ao dos quatro trimestres anteriores, o crescimento foi de 3,2%.


Já o PIB (Produto Interno Bruto) da construção caiu 2% no primeiro trimestre de 2019, na comparação com o quarto trimestre de 2018 e declinou 2,2%, comparado ao primeiro trimestre de 2018 – sendo esta a 20ª queda consecutiva da atividade. Os dados foram divulgados em 30 de maio, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


No primeiro trimestre, o PIB caiu 0,2% em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 0,5% em relação ao primeiro trimestre de 2018. Na comparação dos quatro trimestres terminados em março com o mesmo período anterior, houve aumento de 0,9%.


Já a taxa de investimento no primeiro trimestre foi de 15,5% do PIB, embora acima dos 15,2% registrados no mesmo período do ano passado, é muito baixa para as necessidades do país e compromete o crescimento futuro.


No acumulado dos quatro trimestres terminados em março, a construção caiu 2% em relação ao acumulado dos quatro trimestres imediatamente anteriores.


A Formação Bruta de Capital Fixo caiu 1,7% em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 0,9% na comparação com o mesmo período do ano passado e cresceu 3,7% no acumulado dos quatro trimestres terminados em março comparados aos quatro trimestres imediatamente anteriores.


Para o presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Construção), Odair Senra, o dado confirma a avaliação do setor de que ainda não ocorreu a esperada retomada de sua atividade. “A esperada retomada da confiança dos investidores e das famílias não ocorreu no primeiro trimestre, e sem novos investimentos, a construção não reage”, comentou. 




Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Workshop Marketing Imobiliário Avançado Balneário Camboriú

Como gerar mais negócios a partir da própria base de clientes

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional