Hello world!

IVAR - Índice de Variação de Aluguéis Residenciais - foi lançado pela FGV


Novo índice medirá evolução dos aluguéis residenciais


Foi lançado no dia 11/01/2022 um novo índice de preços que calcula a evolução do custo dos aluguéis residenciais no Brasil: o IVAR, que significa Índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais. A criação ficou a cargo do IBRE/FGV - Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, que vai passar a publicar, mensalmente, este novo índice.


IVAR: Novo índice mede evolução dos aluguéis residenciais

E qual a origem dos dados? Aí é que tá a parte interessante… Nós sabemos que os preços dos aluguéis no Brasil flutuam bastante de acordo com diferentes fatores, sendo o principal deles a oferta e a demanda, além da característica de cada região onde cada imóvel está situado. 


E muitas vezes nós vemos estatísticas sobre o custo dos aluguéis apenas pelo valor que está sendo pedido, mas muitas vezes há negociações que deixam este valor mais baixo ou até mesmo uma disputa por bons imóveis que fazem o valor subir…

E até mesmo nos reajustes, eventualmente nós temos alguns descolamentos. Por mais que os contratos tenham índices de reajuste, muitas vezes há negociações, como vimos acontecer muito no ano passado em que o IGPM se descolou absurdamente da realidade da maior parte dos contratos e houve muita negociação.


Desta forma o IVAR será preparado com base em dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locatários - tanto os novos contratos, como os reajustes. Os dados são obtidos com as administradoras destes imóveis.


Inicialmente o IVAR vai pegar 4 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.


De acordo com a FGV, o objetivo é medir de uma forma mais realista a evolução dos preços dos aluguéis, preenchendo uma lacuna nas estatísticas nacionais deste segmento. Com uma metodologia estatística, haverá a mensuração mais robusta da variação dos aluguéis no tempo, refletindo melhor o cenário.


Para Bruno Lessa, diretor do Portal VGV e fundador do canal Antes das Chaves, este índice vai refletir melhor a realidade do setor e, por tabela, impulsionar o mercado: “Especialmente para os investidores em imóveis que visam a renda com locação, este índice irá ajudar bastante, pois além de mostrar um cenário mais real do mercado, ajudará a mostrar onde está saturado e onde há oportunidade, além de balizar reajustes com mais critério, além de auxiliar para que incorporadoras e investidores possam alocar de forma mais assertiva os seus recursos”, afirmou.


Existe no mercado uma expectativa que o IVAR substitua, com o tempo, o IGPM como índice de reajuste de aluguéis residenciais, no entanto, não foi esta a motivação para a criação do índice, embora a FGV diga que o indicador pode ser usado de diferentes formas a critério do mercado. Se de fato isso vai acontecer, é algo que temos que esperar para ver se de fato pode acontecer.


O primeiro IVAR já foi divulgado hoje com dados referentes a dezembro/2021 e já está disponível no site do IBRE da FGV.




Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional