Hello world!

Imobiliárias devem estar atentas à Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo


Corretores de imóveis que conhecem a legislação ampliam a possibilidade de fazer bons negócios - Novo Zoneamento de São Paulo alterou os critérios para construção de vagas de garagem. 


Um dos conhecimentos mais importantes que corretores de imóveis precisam ter é o da Lei de Zoneamento. Trata-se de instrumento de regramento urbano que define que tipo de estrutura e empreendimento pode ser feito em determinadas regiões das cidades.


Em São Paulo, por exemplo, em uma ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), a prioridade das edificações é de moradias para população de baixa renda. Geralmente, concentram-se em zonas centrais, já que um de seus propósitos é aproximar moradia do emprego.


Já em ZEPAM (Zona Especial de Proteção Ambiental), é vetada a construção de empreendimentos de qualquer natureza, pois o verde e o meio ambiente daquele ecossistema devem prevalecer sobre a construção de prédios.


“O corretor precisa conhecer o zoneamento, sob o risco de causar prejuízos a um cliente”, afirma Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Imobiliária Secovi. Ele exemplifica essa importância mencionando as ZER (Zonas Exclusivamente Residenciais).


“Nessas regiões, são permitidos apenas os usos residenciais e unifamiliares. Se um corretor desinformado acaba alugando um imóvel para alguém que queira abrir um comércio nessas localidades, não vai conseguir alvará de funcionamento”, diz Parisi. 


Outros pormenores regulados pelo zoneamento dizem respeito ao incentivo da rede de transporte público – reduzindo, assim, o uso de automóveis, com impacto direto no trânsito. 


“Nesse sentido, o novo zoneamento de São Paulo restringiu o número vagas de garagem para novos empreendimentos em zonas de eixos de transporte. Agora, só se pode ter uma vaga por unidade habitacional como área não computável; as demais serão computáveis e concorrerão com a área de vendas do empreendimento ”, frisa Parisi.


Isso, de certa forma, tem impacto em imóveis usados. “Nessas regiões, há muitos apartamentos usados com mais de uma vaga de garagem. São verdadeiras joias, já que não poderão mais ser construídos nas zonas de eixo de transporte”, afirma o presidente da Rede Imobiliária Secovi.


Segundo ele, se uma imobiliária tiver em sua carteira imóveis nessas circunstâncias, seria o caso, até mesmo, de o corretor saber explorar melhor essas peculiaridades, construindo bons argumentos de venda.


De olho nessa oportunidade, a Rede Imobiliária pretende promover, em 2019, eventos destinados à atualização de corretores e imobiliárias sobre a Lei de Zoneamento de São Paulo.


“Dessa forma, com mais conhecimento técnico, podemos aquilatar nosso mercado e prestar serviços melhores a nossos clientes”, finaliza.


Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional