Hello world!

Podem faltar imóveis populares no Brasil


Aumento no custo da construção bota em risco mercado de moradia popular


Construir no Brasil não está sendo uma tarefa fácil… Afinal, à medida que o preço dos materiais de construção e dos insumos gerais da construção aumenta, tem se tornado cada vez mais difícil fazer a conta fechar - especialmente para aqueles que constroem como investimento.


Como viabilizar um negócio imobiliário e obter bons resultados desde a aquisição do terreno e estruturação financeira do negócio à contratação da obra?


Além de prejudicar o desempenho das empresas e dos investidores que atuam nessa área (principalmente os que atuam no mercado de habitação popular), este aumento pode trazer consequências mais drásticas também para a parte mais vulnerável de toda esta cadeia: o cliente comprador do imóvel! Sim, o cliente comprador! Afinal, com margens cada vez mais apertadas, as construtoras e incorporadoras estão desistindo de novos projetos de moradia popular, dificultando, assim, os planos de quem sonha comprar a casa própria.


Devido ao aumento dos custos de construção e à redução da oferta, o Brasil pode carecer de propriedades populares. Em um país com déficit habitacional elevadíssimo como o nosso, beirando 7 milhões de moradias, isso é algo que precisa ser debatido com urgência nas esferas governamentais (federal, estadual e municipal), além da sociedade civil organizada (entidades de classe).


O que você acha disso? Compartilhe com a gente a sua opinião pelos comentários!




Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional