Hello world!

Aumento de demanda imobiliária em Santos, SP pode chegar a 20% neste ano


Segundo dados do Secovi-SP, a expectativa do mercado imobiliário para 2020 é muito positiva. Diante da retomada da economia, associada à queda significativa das taxas de juros de financiamentos, o setor espera aumentar as vendas. Na Baixada Santista, o Sindicato da Habitação, prevê aumento entre 15% e 20%; na Capital espera-se um aquecimento ainda maior, em torno de 25%.


Na Baixada Santista, caiu o estoque de imóveis não comercializados, abrindo espaço para novas construções. A recomendação é que os interessados movimentem-se, uma vez que a perspectiva, com o aquecimento do mercado, é de alta nos preços. Pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo grupo Zap já mostrou crescimento expressivo de potenciais compradores de imóveis entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019.


O estudo revelou que o percentual daqueles que declararam interesse em adquirir imóveis nos próximos meses aumentou de 26% para 39%. Ainda havia a expectativa que os preços se manteriam estáveis no período de um ano (opinião de 33% dos entrevistados), mas quase o mesmo número (30%) já admitia sua elevação. 


Em 2019, os preços dos imóveis residenciais se mantiveram estáveis. Segundo o Índice FipeZap, eles não variaram praticamente ao longo do ano e, considerando a inflação prevista de 4,13%, houve queda real de 3,97% nos preços. Os valores de locação dos imóveis residenciais, porém, reagiram com a melhora da economia, e nos 12 meses encerrados em novembro, o aluguel médio subiu 5,03%, mais do que a inflação no período (3,27%).


Especialistas consideram que 2020 será um bom ano para comprar imóveis para morar, mesmo levando em conta que os preços irão subir.


Fonte: https://www.atribuna.com.br/opiniao/editorialat/demanda-por-im%C3%B3vel-1.83005

Confira nossa análise exclusiva sobre o tema:


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional